Obra de restauro do Mercado Municipal da Cidade de Goiás será entregue

Nesta quinta-feira (15), será oficialmente entregue o Mercado Municipal da Cidade de Goiás, após passar por obras de restauro executadas pela Construtora Biapó. A Prefeitura de Goiás em parceria com o Ministério da Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizará a cerimônia de inauguração, que ocorrerá às 19h30, no local, berço do artesanato e da cultura gastronômica da região. Nesta data também será celebrado os 15 anos do reconhecimento da cidade como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial.

Inaugurado em 1926, o Mercado Municipal foi restaurado de portas abertas, possibilitando a presença dos comerciantes permissionários e a visitação da comunidade durante todo o processo. Financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas (PAC 2), a restauração fez a revisão completa de todo o sistema elétrico e hidrossanitário do Mercado; implantou sistemas de proteção contra raios e incêndios, de gás canalizado e sanitários acessíveis.

A obra durou cerca de dois anos e as intervenções feitas pela Biapó preservaram as principais características, mantendo aspectos que aproximam a edificação da arquitetura neoclássica, uma tendência do início do século XX, em Goiás. Até mesmo uma rampa histórica, toda em pedra, e o piso, também em pedra, do momento da construção, descobertos durante as demolições do calçamento existente, foram expostos de modo a preservar os elementos históricos desse importante marco cultural, que emerge novamente na paisagem, ganhando visibilidade e proporcionado uma melhor utilização desse espaço urbano de valor cultural intangível.


Seja o primeiro a comentar on "Obra de restauro do Mercado Municipal da Cidade de Goiás será entregue"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*