Lei seca, no Rio de janeiro, vai intensificar as operações neste fim de ano

Blitz da Lei Seca em frente ao Shopping Rio Sul. Foto Marcelo Horn


Fiscalizações e campanhas educativas ocorrerão em todo o estado

 

A Operação Lei Seca vai intensificar as ações durante as festas de fim de ano. Todo o efetivo – que conta com 250 agentes divididos em 16 equipes- será mobilizado. No total, serão realizadas 76 operações nos fins de semana dos festejos do Natal e do Ano Novo. Além da capital e região metropolitana do Rio de Janeiro, a Operação Lei Seca também promoverá ações no interior do Estado.

Nos dias 23, 24 e 25, e 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro, também ocorrerão ações de prevenção onde os cadeirantes da Operação Lei Seca promoverão um trabalho de conscientização em pontos importantes da cidade para alertar a população e turistas dos perigos de misturar álcool com direção.

– Nossas equipes atuarão nas regiões de maior fluxo de veículos para garantir que as pessoas voltem em segurança para suas casas e suas famílias – disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

Segundo dados do ISP e do Denatran, o estado do Rio de Janeiro reduziu em 50% a taxa de óbitos por frota (taxa por 100 mil veículos), entre os anos de 2009 e 2015.

Balanço da Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado. Desde então, até a madrugada de 18/12/2016, 2.380.969 motoristas foram abordados e foi comprovada a alcoolemia em 165.156 pessoas. Neste período também foram multados 457.352 motoristas, 89.140 veículos foram rebocados e 156.276 carteiras de habilitações foram recolhidas.

O sucesso do programa também serviu de inspiração para outros estados do país e o exterior: 20 delegações brasileiras, entre elas Pernambuco, Acre, Rondônia e Alagoas e duas delegações internacionais, da Venezuela e Espanha, enviaram comitivas ao Rio de Janeiro a fim de importar o modelo de gestão da Lei Seca fluminense.

Seja o primeiro a comentar on "Lei seca, no Rio de janeiro, vai intensificar as operações neste fim de ano"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*