Dicas de construção: chapas galvanizadas resistem à corrosão


Leveza e resistência fazem deste material uma opção para quem vai construir e quer mais economia

galvanização (revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo dos efeitos corrosivosé um processo vantajoso para as empresas que comercializam materiais para a construção civil. Pesquisas apontam que os custos com corrosão já representam cerca de 4% do PIB das nações industrializadas. Isso porque, a cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida por corrosão.

O gerente comercial da Pinheiro Ferragens, Vanderlei Ribeiro, alerta: “a chapa galvanizada é adequada para aplicações que exijam resistência à corrosão, como é o caso dos painéis de publicidade, embalagens e aparelhos de ar condicionado”. Ele avalia que o aço galvanizado também é uma opção para aparelhos domésticos que são expostos à água e, assim, ficam mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e louça.

A zincagem é um dos processos mais ecológicos, efetivos e econômicos para proteger o aço. A chapa galvanizada, por exemplo, é revestida por uma camada de zinco que garante maior proteção a desgastes, sendo mais comumente usada em painéis e fachadas.  Já os acabamentos podem ser cristais normais, minimizados, liso e liga zinco-ferro; sendo aplicados na fabricação de telhas, tubos, indústria automotiva, perfis estruturais, entre outros.

“A escolha do acabamento deve levar em conta a aplicação do produto, sendo recomendado o cristal minimizado para aplicações que exijam pinturas. É importante ressaltar que, em termos de resistência à corrosão, o acabamento superficial não sofre interferência, já que a resistência aos efeitos corrosivos é diretamente proporcional à espessura do revestimento, ou seja, não existe nenhuma relação com o acabamento da superfície”, explica Vanderlei.

Vale lembrar que a chapa galvanizada é até vinte vezes mais resistente que a chapa comum. Elas podem ser cortadas – longitudinal ou transversalmente – e fornecidas em rolos, tiras ou blanks. Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do produto zincado. Algumas características como leveza e resistência fazem das chapas atrativas para a construção de telhados.

Seja o primeiro a comentar on "Dicas de construção: chapas galvanizadas resistem à corrosão"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*