Órama lança eBook grátis para orientar investidores em 2017

Já disponível para download, publicação faz retrospectiva econômica e financeira de 2016 e apresenta melhores expectativas de investimentos para este ano. Renda fixa e fundos multimercado são as melhores opções

Produzido pela Órama, o eBook “Cenários e Investimentos” já está disponível para download. O material foi criado para orientar clientes a avaliar investimentos, traçar estratégias ou promover ajustes para o ano que se inicia, de acordo com cenários e perspectivas econômicas e políticas.

Este ano, a recomendação principal continua sendo cautela, por isso os especialistas da empresa sugerem que boa parte dos investimentos seja alocada em renda fixa, que apresenta boa relação risco-retorno em comparação com as demais classes de ativos.

O eBook é assinado pelo economista da Órama e professor do Ibmec Alexandre Espirito Santo, que traça os cenários macroeconômico e político para o Brasil e o mundo, e a consultora de investimentos Sandra Blanco, que explica os altos e baixos das aplicações nos mercados local e internacional, sugerindo estratégias de investimentos para o ano de 2017. O material pode ser baixado gratuitamente no portal da empresa (www.orama.com.br).

Retrospectiva 2016

Reviravoltas políticas e econômicas no cenário nacional e internacional marcaram 2016. O eBook traz uma breve análise do economista Alexandre Espírito Santo sobre os principais eventos e tendências, como a desglobalização, com marcos como a saída do Reino Unido da União Europeia e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Em sua retrospectiva, o economista também destacou pontos como a baixa do preço das principais commodities no inicio do ano, o impeachment de Dilma Rousseff e as demais mudanças no governo brasileiro.

“Diante do cenário sensível, o Ibovespa chegou a subir mais de 30%, mas a alta foi alcançada com muita volatilidade. Foi mais um ano bom para os investimentos em renda fixa, que obtiveram retornos de dois dígitos, enquanto a poupança rendeu apenas 8%”, relembra a consultora de investimentos Sandra Blanco. “Já fundos multimercado tiveram comportamento misto: alguns ganharam com os movimentos da curva de juros ou com as ações. Outros se apropriaram de ganhos com as distorções dos preços de moedas”, explica.

Perspectivas 2017

Os desafios políticos e econômicos continuam no radar em 2017. Então, para evitar surpresas negativas, a consultora Sandra Blanco recomenda que boa parte dos investimentos seja alocada em renda fixa, que ainda apresenta boa relação risco-retorno em comparação com as demais classes de ativos.

Diante das inúmeras variáveis econômicas e políticas, os autores do eBook traçaram três cenários para o ano que se inicia, associando eventos domésticos com os internacionais. No primeiro deles, chamado “cenário referência”, a economia global não se modifica de forma expressiva com Trump na presidência americana, havendo, somente, impactos pontuais sobre o comércio global e mudanças superficiais nos preços dos ativos. No segundo, o “cenário alternativo”, a economia global irá se ressentir de forma contundente com o novo presidente dos Estados Unidos, o que afetará para pior os preços dos ativos. No terceiro, batizado de “cenário delicado”, a questão política local traz novas surpresas com as delações da Lava-Jato, e o governo Michel Temer pode correr riscos. Para esses três cenários, a publicação traz uma tabela de projeções com perspectivas para o PIB, Selic, taxa de câmbio, Ibovespa e IPCA.

“Por tudo isso e pelo que ainda não conseguimos vislumbrar, recomendamos manter um percentual superior a 50% em renda fixa com o objetivo de proteger o patrimônio e tirar proveito da segurança e rentabilidade dessa classe de ativos. Os fundos multimercado também são uma boa escolha. Os gestores desses fundos são hábeis para extrair lucros das distorções dos preços dos ativos em geral, incluindo também moedas, ações e até commodities. Esses fundos, além de adicionar retorno a uma carteira de investimentos no médio ou longo prazo, servem como proteção, amortecendo as volatilidades do mercado em momentos de alta aversão ao risco”, reforça Sandra Blanco.


Seja o primeiro a comentar on "Órama lança eBook grátis para orientar investidores em 2017"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*