Alunos de escolas públicas tiram mais de 900 pontos na redação


Alunos de escolas públicas do Piauí tiram acima de 900 pontos na redação do ENEM

 

Com a divulgação das primeiras notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016, que estão disponíveis individualmente aos candidatos, começam a surgir notícias de ótimos resultados vindos principalmente da escola pública. Um deles é o estudante Cleysson Francisco Laudisio Sales, 18 anos, que tirou 980 na redação e comemorou a vitória.

Natural de Porto, no interior do Estado, Cleysson estudou na escola estadual Otávio Falcão e não esqueceu da importância do professor em sua conquista.

“É a realização por ver que todo esforço valeu a pena, de ver que realmente é possível, e que qualquer um é capaz. É algo que fiz por mim para alcançar meu sonho, mas ver a felicidade que os outros sentem por algo que fiz é a melhor parte”, relata o aluno.

O gerente de pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Wellington Soares, explica como o estudante pode avaliar a nota de corte para o ingresso na universidade.

“A nota de Corte é a nota mínima aceitável para a participação de determinado curso. Se ele deseja, por exemplo, o curso de medicina e deseja entrar na UFPI. Ano passado a nota de corte em Medicina deu 799 pontos, então se ele obteve uma nota abaixo disso, ele já pode esquecer, como ele pode procurar outras instituições, já que a nota de corte varia”, explica o professor.

Para os menores de 18 anos que participam do Enem para fins exclusivos de autoavaliação, os resultados serão publicados em 60 dias, conforme previsto em edital. As provas objetivas foram corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI).

No Piauí, a preparação para o Enem se deu através de grandes revisões da Seduc na capital, no interior e junto aos presos. “Este ano o foco será na redação. Pois estamos observando que a redação define o ingresso do aluno. Vamos começar em março e encerrarmos no finalzinho, véspera do Enem com o corujão”, completa Wellington.

Além das revisões presenciais e no Canal Educação, a Seduc instituiu o “Passe Livre Estudantil”. Todos os alunos do ensino público estadual que fizeram o Enem em Teresina ganharam passagens de ônibus. Os do interior do Estado também tiveram transporte garantido.

As datas de inscrições para as edições do primeiro semestre de 2017 dos programas (Sisu, Prouni e Fies) foram divulgadas nesta quarta. Veja abaixo:

SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro
PROUNI
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
FIES
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

Seja o primeiro a comentar on "Alunos de escolas públicas tiram mais de 900 pontos na redação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*