Cendrogas realizará curso de prevenção às drogas

Termo de cooperação e prevenção as drogas


A solenidade contou com a presença dos representantes da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas (Fennoct), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Polícia Federal (SRPF/PI), Polícia Rodoviária Federal (DPRF/PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), Secretaria da de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado da Segurança do Piauí (SSP/PI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O curso visa contribuir para o fortalecimento de ações articuladas entre os órgãos públicos federais, estaduais e municipais bem como a sociedade civil organizada.

O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, ressaltou que a intenção do projeto fornecer orientação, formação e capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e psicológica e os demais que possam atuar na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas nos municípios. “Além de Teresina, o curso também beneficia outros municípios, como Palmeirais, Aroazes, José de Freitas e Cocal de Telha. Pretendemos levar o curso ao máximo de municípios possível, conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção na luta contra as drogas”, declara o coordenador.

Durante a realização do curso, será feita a apresentação de variados tipos de drogas; atuação da SSP/PI; atuação da PRF; debate sobre drogas ilícitas com maior índice de consumo na região Norte e Nordeste; legislação, ética, direitos humanos e cidadania; reinserção social desenvolvidas nas comunidades terapêuticas; e políticas públicas sobre drogas no estado.

O superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Welendal Leal, que atua como palestrante do curso, afirmou que projetos como este tem a importância de envolver vários órgãos e instituições, para a prevenção e combate às drogas. “Com essa iniciativa do Governo do Estado, a PRF tem desempenhado um serviço bastante intenso, incrementando o projeto com conhecimento de técnicas básicas e o trabalho de conscientização da sociedade”, reiterou Welendeal.

O curso será totalmente gratuito, e terá carga horária de 16h/aulas, incluso a emissão de certificados aos participantes que tenham aproveitamento mínimo de 75% do curso.

No ano de 2016, foram capacitados mais de 1.500 profissionais, dos 10 municípios contemplados, dentre eles: Demerval Lobão, José de Freitas, União. São Miguel do Tapuio, Cocal de telhas, Lagoinha do Piauí, Barro Duro, Palmeirais, Jatobá do Piauí e Aroazes.

Na manhã desta quarta-feira (18), foi celebrado o termo de cooperação técnica para a realização do Curso de de prevenção às drogas, executado pelo Governo do Estado, através da a Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas do Piauí (Cendrogas).

Seja o primeiro a comentar on "Cendrogas realizará curso de prevenção às drogas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*