Sulgás inicia processo para compra futura de biometano

Sulgas


A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) lançará nos, próximos meses, uma chamada pública para aquisição de até 200 mil metros cúbicos, por dia, de biometano, gás natural produzido a partir de resíduos agrícolas e pastoris. O GNVerde, marca registrada pela Sulgás para o biometano que será oferecido para o mercado, tem as mesmas aplicações do Gás Natural e é uma nova alternativa de combustível para a indústria, o comércio, residências e postos de GNV (gás natural veicular).

O objetivo da chamada pública é selecionar projetos para produção desse gás em diferentes regiões do estado. A distribuição será feita pela Sulgás para clientes que demandam gás natural, mas atualmente estão distantes da rede de distribuição da Sulgás.

“Além de contribuir com o meio ambiente, dando um destino nobre para os resíduos provenientes de atividades agrícolas e pastoris, essa iniciativa estimula o desenvolvimento regional e promove a atração de investimentos para o nosso estado”, afirma o diretor-presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo.

O primeiro passo para a chamada pública foi o lançamento do convite para reuniões informativas, com potenciais interessados, em que serão apresentados os principais termos e condições do processo seletivo. As reuniões serão realizadas na sede da Sulgás, em Porto Alegre, no período de 26 a 31 de janeiro de 2017.

“Tomamos essa decisão considerando o grau de inovação e de complexidade presentes em um empreendimento de produção de biometano em escala comercial, visto que se trata de algo novo no país”, esclarece Bragagnolo.

As especificações do biometano para fins comerciais foram estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) em fevereiro de 2015, e a política para compra e venda desse combustível no Rio Grande do Sul foi regulamentada em maio de 2016, pela lei nº 14.864, que institui o Programa RS-Gás.

O edital com as regras para participação nas reuniões informativas está disponível no site www.sulgas.rs.gov.br.

Seja o primeiro a comentar on "Sulgás inicia processo para compra futura de biometano"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*