Hemopa prioriza campanhas para o reforço do estoque de sangue

Hemopa prioriza campanhas para o reforço do estoque de sangue

Para reforçar o estoque de sangue do Hemopa, que vem sofrendo com a queda em mais de 40% no número de comparecimentos de doadores, principalmente em razão das intensas chuvas e das doenças do período conhecido como “inverno amazônico”, que dificulta acesso dos voluntários ao serviço de coleta de sangue, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) está programando ações internas e externas para este mês de fevereiro. A primeira será nesta sexta-feira (3), com o projeto “Aniversariante Solidário”, em que colaboradores do hemocentro pedem a amigos e familiares a doação de sangue em substituição ao tradicional presente.

No sábado (11) é a vez da campanha promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Roda Amizade Camarada e Igreja Adventista do Benguí, intitulada Projeto Vida por Vidas, que será realizada no horário de 8h às 14h, na sede da Fundação Hemopa.

A estudante de enfermagem Bianca Damasceno Barroso, 21 anos, optou por comemorar seu aniversário na sede do hemocentro, em Belém, juntamente com familiares e amigos mais próximos, para incentivar a doação voluntária de sangue e ajudar salvar vidas. Ela é paraense, mas reside no Rio de Janeiro. “Sempre tive vontade de doar sangue, mas não podia porque não tinha o peso mínimo necessário. Mas em setembro do ano passado consegui finalmente realizar esse sonho e fazer minha primeira doação. Foi nessa ocasião que vi um grupo de amigos celebrando o aniversário solidário e achei a idéia muito legal. Então decidi reunir meus amigos para também doar sangue”, conta a jovem.

Várias frentes de trabalho estão sendo desenvolvidas pela Gecad para estimular a participação das parcerias, entre elas a campanha “Doadores Futebol Clube”, da Cultura Rede de Comunicação, que será realizada ao longo do campeonato paraense de futebol, com a finalidade de incentivar as torcidas dos dez times participantes. Essa é a segunda edição da campanha, que no ano passado registrou um saldo de quase 400 doações de sangue. Na campanha, as equipes de Remo e Paysandu vão promover ações durante os jogos e também nas redes sociais para conseguir novas adesões entre os torcedores.

A titular da Gecad, assistente social Juciara Farias, convoca antigos e novos doadores para alavancar o número de coletas. E lembra qee as doações dos torcedores podem ser feitas também nas demais unidades da hemorrede estadual localizadas nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Redenção, Capanema, Santarém, Castanhal, Tucuruí e Marabá.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.

Seja o primeiro a comentar on "Hemopa prioriza campanhas para o reforço do estoque de sangue"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*