Professora Wanessa Sechim destaca a contribuição do Projeto Rondon para a Educação


Parceira do Projeto Rondon durante a Operação Tocantins, realizada por universitários e professores de 32 instituições de Ensino Superior do País, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem acompanhado as atividades desenvolvidas pelos rondonistas nos municípios tocantinenses.

Paralelo às ações que acontecem desde o dia 20 de janeiro, em 16 municípios que foram contemplados com a Operação Tocantins, o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) José Barroso Filho, está percorrendo algumas cidades com a palestra “Educando para a Esperança”. Nesta sexta-feira, 3, Conceição do Tocantins, município com aproximadamente cinco mil habitantes, recebeu o ministro e a secretária, professora Wanessa Sechim.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro Comunitário Jesus Bom Pastor, José Barroso Filho ressaltou a importância da educação na qualidade de vida das pessoas, da escola se adequar às necessidades do aluno. “O professor, assim como todos que compõem a equipe escolar, tem papel fundamental no processo de formação de uma sociedade. Mais do que ensinar conteúdos, eles precisam desenvolver no estudante um senso crítico, para que sejam construtores de uma sociedade e possam orientar as futuras gerações”, frisou.

Na ocasião, Wanessa Sechim explicou que as ações do Projeto Rondon buscam colaborar com a sociedade, e que este é o papel do professor, apoiar o aluno a realizar os seus sonhos. “A Operação Tocantins encerra oficialmente neste sábado, mas a contribuição deste trabalho, realizado por meio de capacitações, oficinas, rodas de conversas, em que foram discutidas temáticas conforme as demandas apontadas pelos municípios para o seu desenvolvimento, serão multiplicadas”, afirmou.

“Não podemos separar a teoria da prática, e é isso que os universitários estão fazendo, aplicando a teoria da sala de aula na prática. O Tocantins é um laboratório de aprendizagem, em que eles vivenciarão experiências, culturas, trocas, e a partir daí podem nascer novas políticas públicas, que serão os frutos das sementes plantadas pelo Rondon”, completou a secretária.

A titular da Seduc lembrou ainda que nenhum ministro já visitou o Tocantins por tanto tempo, percorrendo mais de 20 municípios frisando o papel da educação, do educador, e sua importância social. “Estamos em um novo momento, com alguns desafios, reestruturação de ações, programas e projetos para, por meio de parcerias, reavivarmos o sonho dos tocantinenses. Precisamos levar luz, levar esperança, motivação, este e o pedido do nosso governador Marcelo Miranda”, concluiu.

Para a diretora Regional de Educação de Dianópolis, Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel, “a temática Educando para Esperança é uma oportunidade para refletirmos as práticas diárias, tanto as de sociabilidade com foco na valorização humana, como a formação das pessoas para aperfeiçoarmos as práticas pedagógicas, melhorando o processo de ensino aprendizagem”, ressaltou.

Palestra “Educando para a Esperança”

Há mais de 20 dias no Tocantins, José Barroso Filho, colaborador do Projeto Rondon leva a palestra Educando para a Esperança. Nesta ação já visitou as cidades de Miracema, Gurupi, Presidente Kennedy, Guaraí, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Pium, Paraíso, Cristalândia, Nova Rosalândia, Fátima, Silvanópolis, Monte do Carmo, Marianópolis, Divinópolis, Dianópolis, Natividade e Colinas. Ainda nesta sexta-feira, visitará a Escola Estadual Agrícola David Aires França, em Arrais.

Neste período palestrou para professores, diretores, coordenadores das escolas estaduais, municipais e comunidade em geral. Para a professora Lucinalva Nunes Caldeira, do Colégio Municipal Isabel Costa, “a palestra traz incentivo aos educadores que transmitirão para os alunos, a necessidade de trabalhar a educação como ferramenta transformadora da sociedade”.

“Sabedoria, conhecimento e solidariedade”, elencou Domingos Rocha sobre o tema Educando para esperança. O professor do Colégio Estadual José Francisco Azevedo frisou o que para ele são pontos cruciais da apresentação do ministro.

Prestigiaram a palestra, a diretora Regional de Educação de Dianópolis, Jane de Cássia Maciel, a secretária Municipal de Educação, Edmária Tolentino Silva, o diretor do Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo, Cassimiro Costa Guedes, o prefeito Paulo Sérgio Torres Fernandes, o presidente da Câmara Municipal Weliton Nunes de Miranda.

Operação Tocantins

Iniciada em 20 de janeiro, a Operação Tocantins é uma ação do Projeto Rondon, realizada pelo Ministério da Defesa em parceria com instituições públicas e privadas que busca auxiliar por meio de atividades o crescimento dos municípios brasileiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de mostrar aos universitários diversas realidades do País, e trabalhar ações de cidadania e responsabilidade social.

Seja o primeiro a comentar on "Professora Wanessa Sechim destaca a contribuição do Projeto Rondon para a Educação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*