Governo e gestores municipais se reúnem em prol da educação


Prefeitos, secretários e diretores de ensino conheceram, nesta segunda-feira (13), o programa que o Estado tem para melhorar a educação em Alagoas. Este é o primeiro passo para otimizar o ensino fundamental nos municípios, reduzir a distorção idade-série e elevar os índices de aprovação.

“Estamos fazendo uma ampla mobilização pelo aumento da qualidade do ensino em Alagoas. Auxiliaremos os municípios de diversas formas. Vamos levar material didático que já deram certo em outros locais do país e de uma vez por todas melhorar o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, afirmou o governador Renan Filho.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, classificou como histórico o empenho do Governo em integrar e apoiar os municípios para melhorar a educação. Esta é a primeira vez que as duas redes (estadual e municipal) se unem em prol do ensino público.

Durante reunião, o secretário Luciano Barbosa relembrou a dívida que o Estado tem com a população no campo educacional. “Este é um dia histórico, onde os gestores estão reunidos sem fins partidários para melhorar o ensino do povo alagoano. Viemos apresentar o programa para alavancar o nível de educação nos municípios. Muitas vezes, os pais só têm a educação para ofertar aos seus filhos, por isso não podemos trata-la de maneira fútil. Temos que ofertar um serviço digno e de qualidade para os nossos estudantes”, afirma o secretario.

O evento, realizado no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá, com a presença de diversas autoridades, tratou de assuntos como aprovação dos estudantes, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil e evasão escolar, entre outros temas. Um formulário foi entregue para os presentes apresentarem críticas e melhorias ao programa.

A secretária executiva da Educação, Laura Souza, apresentou um estudo sobre o cenário das escolas públicas nas séries iniciais e finais do ensino fundamenta e do ensino médio.

“O Estado irá financiar uma avaliação externa, em março, para os estudantes da rede pública, para que os gestores tenham uma base do desempenho do município no Ideb. Quem tiver nota muito baixa fará outra prova em agosto, para que sejam avaliadas as melhorias do programa”, relata Laura Souza.

A secretária informa ainda que o governador Renan Filho irá criar um prêmio para contemplar os estudantes das redes municipal e estadual que fizerem a Prova Brasil e concluírem o estudo do 5º ao 9º do ensino fundamental.

Durante o encontro foi mostrado ainda o corpo pedagógico que fará o acompanhamento dos alunos. Ele conta com as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), com 102 articuladores de ensinos nas Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e 1.923 articuladores de ensino nas escolas municipais de ensino médio. A iniciativa beneficiará cerca de 80 mil estudantes.

Entusiastas

Diversos entusiastas participaram do evento em prol da Educação e apresentaram sugestões de melhorias, além de elogiar a iniciativa do Estado em integrar os serviços municipais e estaduais.

Um exemplo é o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar. “Quero parabenizar a vontade do Estado em melhorar a educação pública em Alagoas e tornar a escola mais atrativa. Queremos dar aos alunos de escolas públicas a oportunidade de competirem em pé de igualdade com estudantes da rede privada”, conta o prefeito.

Júlio Cezar ressaltou ainda o trabalho da Secretaria de Estado da Educação. “Só tem uma maneira de mudar a vida de alguém: por meio da educação. Eu confio e acredito no trabalho técnico do governador Renan Filho e do secretário Luciano Barbosa”, conclui o prefeito.

Seja o primeiro a comentar on "Governo e gestores municipais se reúnem em prol da educação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*