Produção de orgânicos no Brasil cresce e empresas investem na Biofach 2017

Produção de orgânicos

O Projeto Organics Brasil participa pela 12ª vez da Biofach, a cada edição, os negócios se consolidam nos mercados tradicionais e ampliam o comércio em regiões promissoras, como: Oceania, Ásia, Escandinávia, Leste Europeu e Oriente Médio.

As notícias do Brasil são muito boas: no mercado interno, os orgânicos continuam em crescimento, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável, passando para 18 mil nos últimos 12 meses, cerca de 15% de crescimento.

As 54 empresas, associadas ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e ao projeto Organics Brasil, fecharam 2016 com faturamento de US$ 145 milhões em exportações, 9,5% menor em relação a 2015, justificado pela séria oscilação do câmbio (real-dólar), mas com 15% a mais em volume de produção exportado.

“Em 2016, o setor faturou $ 3 bilhões de reais no mercado nacional e a perspectiva é chegar à taxa de crescimento na ordem de 25%-30% em 2017. Apesar das exportações terem fechado pouco abaixo das estimativas, continuamos sendo o principal país fornecedor de açúcar, castanhas, frutas e seus derivados. Há muito espaço para crescer em exportação para a Europa, China, Oriente Médio e Ásia. A América do Norte continua sendo o mercado de maior potencial de exportação em 2017. As empresas brasileiras estão preparadas para atender todos os mercados”, explica Ming Liu, diretor do Organics Brasil e do ORGANIS, Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável.

Localizado no Hall 2, no estande do Organics Brasil estão nove empresas, com mais de 200 produtos para exportação, abertos a toda demanda de artigos dos principais Biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal) e a solucionar qualquer demanda de produtos brasileiros.

 

Empresa Empresa orgânica por natureza Produtos na Biofach 2017 Expectativa de negócios

na Biofach

Triunfo do Brasil Com a maior plantação de mate orgânico do Brasil, exporta 100% de seu mate para os cinco continentes do mundo. Erva mate a granel, embalados e soluções de private label e linha de chás.

 

 

Espera fechar negócios entre U$ 100.000 a U$ 150.000. Normalmente os clientes não fecham pedidos na feira.

 

Native É a maior produtora mundial de açúcar e álcool orgânicos. Exporta para 64 países de todos os continentes. Lançamento do Café orgânico em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso. A expectativa é manter relacionamento e dar suporte aos clientes atuais, e tentar capturar novos clientes.

 

Jalles Machado  Segundo maior produtor de açúcar orgânico do mundo. Em 2016, exportou para mais de 20 países. A marca Itajá apresenta produtos embalados em saches, pacotes de 500g e 1kg e produto a granel.

 

Fechar contratos com clientes tradicionais e analisar as inovações tecnológicas e em embalagens.
MN Própolis Uma das pioneiras e maiores empresas de produtos apícolas do Brasil, exporta para mais de 20 países. Própolis, mel, chá de erva cidreira com própolis e chá mate com própolis

 

Já tem 10 reuniões agendadas na Feira com potenciais clientes, com expectativa de fechar negócios.
Resibras a empresa é uma das maiores produtoras de castanha de caju do mundo. A marca Marambaiaexporta para mais de 30 países. Castanha de caju crua e torrada A expectativa é aumentar no máximo 5% em relação às vendas do ano anterior, pois a safra deste ano foi bem menor, assim como o volume de vendas.
IBD Certificações Empresa 100% brasileira, opera no território brasileiro e mais de 20 países, responsável por mais de 1.270 operações. Consultoria e trabalho de certificação em todos os continentes e para todos os produtos orgânicos. Certificação, vistoria, consultoria para empresas, distribuidoras e produtores orgânicos.
Ecosus Trading com acesso a vários produtores de orgânicos na América Latina e está credenciada pela IFOAM.  Como a consultoria é presencial, o comprador europeu terá acesso a tudo que acontece no produtor que ele mostrou interesse em comprar os produtos.

 

 

 

Pela primeira vez na Biofach, o recém-associado ao Projeto Organics Brasil, tem a expectativa de que os 10 maiores compradores europeus tenham interesse em trabalhar com a trading que já atua em toda América Latina e Central.
Atlântica Foods importação e exportação, de matérias-primas alimentícias e variedade de produtos, como: polpas, concentrados e nuts.

 

Na Biofach, a empresa vai apresentar seu portfólio de matérias-primas alimentícias com polpas, concentrados e subprodutos de frutas orgânicas do açaí, manga e lima ácida É grande a expectativa dessa primeira participação na Biofach. A empresa quer  ampliar os contatos com distribuidoras da Europa, América do norte e Ásia.
Bela Iaça produtor de Açaí que exporta para Comunidade Europeia, Israel, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

 

Açaí e outras frutas amazônicas em polpa

Cupuacu • Acerola • Camu Camu • Muruci • Tapereba

 

Reforçar os contatos com os clientes já tradicionais e ampliar relacionamento para mercados do Oriente Médio, Oceania e Ásia que visitam o estande do Projeto Organics Brasil

 

Números do Projeto Organics Brasil 

ANO EMPRESAS SETORES EXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES
2005 12 Alimento 9,5
2006 33 Alimento 15
2007 42 Alimento/Cosmético 21
2008 64 Alimento/Cosmético/Têxtil 58
2009 74 Alimento/Cosmético/Têxtil 44,3
2010 72 Alimento/Cosmético/Têxtil 107
2011 72 Alimento/Cosmético/Têxtil 82,4
2012 74 Alimento/Cosmético/Têxtil 129,5
2013 54 Alimento/Cosmético/Têxtil 130
2014 60 Alimento/Cosmético/Têxtil 136
2015 77 Alimento/Cosmético/Têxtil 160
2016 44 Alimento/Cosmético/Têxtil 145

 

 Organics Brasil participa do Congresso Biofach 2017

Enquanto mais de 40 mil profissionais do setor orgânicos mundial visitam os nove pavilhões da Biofach, cerca de 2.000 pessoas participam dos três dias de Congresso para discutir o segmento e traçar tendências para empresas, entidades e políticas públicas.

Ming Liu, diretor do Organis e Organics Brasil, é um dos palestrantes do painel “Tendências e Notícias dos Mercados Orgânicos na América e no Brasil”, junto com Stefan Huake, diretor da Kauke Consultoria; e Adam Andersen, diretor da Rede New Hope (USA).

A palestra será dia 16 de fevereiro, ao meio dia, na sala Kopenhagen.

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