Acolhe SUS inicia hoje levando suporte teórico e técnico aos novos gestores municipais

Para sanar as dúvidas de gestores como estes secretários, serão ministradas palestras e distribuídos três manuais - Nielcem Fernandes / Governo do Tocantins

Com um percentual de 65% dos secretários municipais de saúde assumindo o cargo pela primeira vez, o Tocantins se prepara para a realização da quarta edição do Acolhe SUS, evento que visa integrar os novos gestores e levar conhecimento a respeito do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A edição deste ano tem como tema “Somos todos gestores: juntos e integrados no fortalecimento do SUS no Tocantins” e começa a partir das 14 horas desta segunda -feira, 20, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento já tem confirmada a participação de todos os 139 municípios tocantinenses.

Secretário Musafir reforça que o momento será de troca de informações – Nielcem Fernandes / Governo do Tocantins

Segundo a superintendente de Planejamento do SUS no Tocantins, Luiza Regina Dias Noleto, o evento contempla “aqueles que estão ingressando na área da Saúde e também aqueles que já são gestores, mas que mudaram de municípios, e aos que se mantém, uma vez que o conhecimento é dinâmico e a gente tem que está se renovando a cada dia, pois o SUS está em processo contínuo de construção”, explica, acrescentando que será uma oportunidade de ampliar a utilização da informação como insumo essencial para a gestão do sistema público de saúde.

Superintendente Luiza Regina explicou que dentre as temáticas a serem debatidas no Acolhe SUS, estão às redes de atenção e como organizar o SUS – Nielcem Fernandes / Governo do Tocantins

Dentre as temáticas a serem debatidas no Acolhe SUS, estão às redes de atenção, como organizar o SUS de forma regionalizada, a atenção primária como ordenadora da rede, a importância do território e da vigilância para a qualificação das ações de saúde no âmbito municipal e regional. “Além disso, falaremos sobre a compatibilização dos instrumentos para gerir o sistema e o planejamento do SUS, que hoje é mais que uma necessidade, é uma exigência legal da Lei 8080, Lei orgânica do SUS, que exige que seja trabalhado com o plano de saúde, programação anual de saúde, relatório anual de gestão e os relatórios quadrimestrais, para que a sociedade seja informada das ações feitas com os recursos públicos”, explica Luiza.

Expectativa 

Para os novos gestores, o evento é  um painel de conhecimento. “Estou muito animada em participar do Acolhe SUS, acredito que receberei muito conhecimento que me ajudará a resolver várias problemáticas existentes no município”, afirmou Deusina Marinho Pereira, secretária de Saúde no município de Sampaio.

Assim como Deusina, o titular da Secretaria de Saúde de Axixá, André Alves Rodrigues, afirmou que “é o primeiro evento que participo e espero conhecer bem o SUS e as formas de funcionamento para que assim eu possa fazer uma boa gestão em nossa cidade”.

A secretária de Saúde de Santa Terezinha, Diana Maria Alves de Araújo Lima, destacou a expectativa com a nova gestão. “Sou novata no cargo de secretária e tenho muitas dúvidas, pois a área tem muitos setores, com muitos processos e ações que devem ser desenvolvidas em tempo hábil e eficiente”, disse.

Manuais 

Para sanar as dúvidas de gestores como estes secretários, serão ministradas palestras e distribuídos três manuais, o primeiro confeccionado pela Secretaria de Estado da Saúde, intitulado Manual de Orientação dos Gestores Municipais de Saúde, que traz com clareza o papel de cada superintendência da Secretaria de Estado e o que cada gestor municipal deve saber sobre planejamento; o segundo elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o terceiro é o Manual de Planejamento do SUS, elaborado pelo Ministério da Saúde.

“Reforçamos que esse evento, que foi preparado com muito carinho por toda equipe da Saúde, será de suma importância para ajudar os municípios. Será um grande momento”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde (http://saude.to.gov.br/noticia/2017/1/23/acolhimento-aos-gestores-de-saude/). A abertura oficial acontece às 18h45 no Palácio Araguaia.

Seja o primeiro a comentar on "Acolhe SUS inicia hoje levando suporte teórico e técnico aos novos gestores municipais"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*