Jogos dos artista contra o Aedes agitou a orla neste domingo


Dezinho distribuiu informativos com dicas para evitar a proliferação do mosquito

 

Um time de estrelas entrou em campo neste domingo (19/02) para apoiar a campanha Rio Contra o Aedes – 10 Minutos Salvam Vidas, que alerta a população contra o perigo da dengue, zika e chikungunya. O personagem Dezinho – criado pela Secretaria de Saúde – recebeu os atores Marcelo Melo Jr, Eduardo Moscovis, Heitor Martinez, o cantor Dilsinho, entre outros artistas, para uma partida de futebol.


A ação desenvolvida em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Esporte, Lazer e Juventude aconteceu na praia do Leblon e contou com o apoio da Guarda Municipal.

– Dezinho é um menino carioca envolvido na luta contra o Aedes. Nossa campanha quer mobilizar crianças e toda a família para usar 10 minutos por semana para eliminar focos do mosquito que causa dengue, zika e chikungunya. O engajamento de artistas é muito importante porque eles falam para multidões – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Artilheiro da partida, com dois gols, o ator Marcelo Melo Jr. falou sobre a importância do combate ao mosquito.
– Carnaval é uma data festiva, mas não podemos nos esquecer do quanto é importante cuidar da saúde. Esse mosquito transmite três doenças e nós podemos acabar com isso eliminando focos de água parada. Então, não perca tempo, use dez minutinhos por semana, dê uma geral na sua casa e acabe com os focos do mosquito Aedes aegypti – alertou o ator.

Para o secretário de Educação, Wagner Victer, a mobilização de todos é fundamental para o sucesso da campanha.

– Estamos fazendo esse trabalho nas escolas públicas estaduais e levando essa mensagem de conscientização e prevenção para toda comunidade escolar e à população em geral – disse Victer

Também estiveram no evento o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, o secretário de Turismo, Nilo Sérgio Felix, e a comandante da Guarda Municipal, Tatiana Mendes.

Dezinho Contra o Aedes – Criado pela Secretaria de Saúde, o personagem Dezinho tem como objetivo o engajamento da sociedade, com uma linguagem infantil e que mobiliza as famílias. O menino herói ganhou vida pelo traço do ilustrador e designer Luciano Freitas, da equipe da secretaria, e o objetivo é que possa ser utilizado por todas as prefeituras e outros órgãos que queiram promover o engajamento em ações de vigilância em Saúde.

Materiais para imprimir – como panfletos e um jogo dos 10 erros interativo – e adesivos “Morador Nota 10” para serem colados nas residências durante visitas dos agentes da Vigilância estão disponíveis com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais) no site www.riocontraoaedes.com.br.

Além do material disponível no site, também estão livres para download tirinhas em quadrinhos com as aventuras do Dezinho e sua família, GIFs animadas e vídeos, para postar nas redes sociais e compartilhar pelo Whatsapp. Tudo com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. O personagem também vai percorrer diferentes regiões do estado nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Seja o primeiro a comentar on "Jogos dos artista contra o Aedes agitou a orla neste domingo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*