Secretaria de Infraestrutura retira 500 toneladas de lixo das ruas


Para garantir mais saúde, segurança e qualidade de vida para a população de Cidade Ocidental (GO), a Prefeitura Municipal vem realizando, desde o início da atual gestão, diversas ações de limpeza urbana e recolhimento de lixo e entulho em todos os bairros da cidade. As ações estão sendo executadas pela Secretaria de Viação e Obras, que disponibilizou uma equipe composta por 58 servidores que atuam em diversas áreas, entre elas roçagem, varrição, limpeza do perímetro da Feira e operadores de trator e retroescavadeiras.

“O nosso principal objetivo no momento é proporcionar à toda população um ambiente limpo e saudável, propiciando a melhoria da qualidade de vida em nosso município”, afirma o secretário Eduardo Mariano.

Segundo ele, as ações desenvolvidas pela pasta tiveram início nos bairros Friburgo, Ocidental Park, Parque Nápoles, Araguari 1 e 2 e nas principais vias do município, e deve se expandir por toda a cidade.

“Tendo em vista o grande fluxo de pessoas nessas áreas, fixamos esses serviços como medida de urgência. As próximas regiões que receberão as equipes de limpeza serão os bairros Jardim ABC, Edite, Mesquita, São Mateus, Estrela Dalva e adjacências, onde as ações serão iniciadas em breve, provavelmente a partir da segunda quinzena de fevereiro, explica.

O secretário informa que todas as semanas são produzidos relatórios sobre as atividades realizadas e sobre a quantidade de lixo e entulho que já foi recolhido das ruas. Em apenas um mês de trabalho, aproximadamente 500 toneladas de dejetos foram retirados dos becos, vias públicas, das escolas, do entorno da Feira e de regiões próximas, como a área do lago e as proximidades do Hospital Municipal.

Todo o material, que foi recolhido está sendo levado para o aterro sanitário da cidade, para o descarte correto sem prejudicar o meio ambiente. “Estamos constantemente desenvolvendo relatórios e diagnósticos dessas regiões e pretendemos, em um curto período de tempo, garantir o bem-estar da cidade, mantendo-a limpa e desenvolvendo um projeto de educação ambiental junto à comunidade”.

Eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e conservação do meio ambiente
Durante as ações no município, as equipes de limpeza e manutenção das vias públicas têm se deparado constantemente com focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chicungunya e zika virus.

Mariano informa que as secretarias de Viação e Obras e de Meio Ambiente, agindo com medida de urgência e com o intuito de evitar a proliferação da dengue e de outras doenças no município, bem como de atender as normas ambientais, contrataram a empresa Waste to Oil – WTO Ambiental Ltda., sediada no distrito industrial de Luziânia (GO) para atuar na destinação final de resíduos para processamento industrial.

“No caso dos pneus recolhidos no pátio da Secretaria de Viação e Obras e em outros locais da cidade, a empresa adota a tecnologia de parolice lenta em baixa temperatura para processar os rejeitos sem poluição atmosférica e com o mínimo de consumo energético, atendendo todas as leis ambientais. Desta forma, por ser a única empresa no Entorno que atende os requisitos ambientais, firmamos esta parceria sem ônus ao Poder Público local”, destaca Eduardo Mariano.

Seja o primeiro a comentar on "Secretaria de Infraestrutura retira 500 toneladas de lixo das ruas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*