Museu do Café expõe o trabalho infantil do século XX e XXI

Mostra reúne série de imagens e informações sobre o trabalho infantil

 

 

Em 1977 foi criado o Dia Internacional de Museus, que é comemorado no dia 18 de maio. Anualmente, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) convida as instituições a participarem da Semana Nacional de Museus. A Semana acontece entre os dias 15 e 21 de maio com o objetivo de prestigiar os Museus. Nesse período as instituições fazem exposições diferenciadas baseadas em uma temática. Em 2017, a 15ª edição é sobre “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Para a celebração da data o Museu do Café preparou uma mostra com foco na mão de obra infantil.

O Museu apresenta aos visitantes, de 16 a 21, uma projeção de imagens e informações sobre a perspectiva histórica do trabalho infantil. A mostra retrata o trabalho infantil nas lavouras do interior de São Paulo e armazéns de café. As imagens são do final do século XX e início do século XXI. A exibição será realizada no mezanino durante o horário de funcionamento da instituição.

No mesmo período, as visitas educativas mediadas terão o foco direcionado para a mão de obra infantil. Infelizmente ainda é uma prática muito comum. De terça a sexta, a atividade acontece às 12h. Já no sábado, o público poderá participar às 9h30, 11h, 14h e 16h. No domingo, essas ações acontecem às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Para promover uma discussão sobre o assunto, na terça-feira (16), o Museu realizará uma palestra em parceria com o Instituto Alana. O órgão é referência na busca pela garantia de condições para vivência plena da infância. Esta atividade está marcada para às 14h e é necessário se inscrição prévia pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Seja o primeiro a comentar on "Museu do Café expõe o trabalho infantil do século XX e XXI"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*