Blitz da Limpeza é lançado para realizar ações rotineiras de conservação de pontos turísticos

Governador Flávio Dino participa do lançamento do Projeto Blitz do Turismo. (Foto: Handson Chagas)

O Governo do Estado lançou o programa Blitz da Limpeza na manhã desta sexta-feira (19). A iniciativa tem como objetivo principal promover ações contínuas de limpeza e conservação dos pontos turísticos de maior visitação do estado. Em solenidade realizada no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino conversou com os 30 trabalhadores contratados para o serviço e reforçou a importância de manter os atrativos turísticos conservados.

Os pontos turísticos receberão serviços de manutenção corretiva, capina, retirada de entulhos, pequenos reparos na calçada e pista de caminhada. A primeira ação do projeto Blitz do Turismo em São Luís será neste sábado (20), às 9h, na Lagoa da Jansen. Também estão previstos serviços no Aterro do Bacanga, Espigão Costeiro, Fonte das Pedras, Praça Nauro Machado e Fonte do Ribeirão.

De acordo com Flávio Dino, esses pontos de maior visitação terão, além do trabalho normal da Prefeitura de São Luís, esse complemento, para reforçar ações rotineiras de conservação a fim de que esses equipamentos turísticos estejam sempre em boas condições. Segundo ele, esse programa se insere em uma série de outras intervenções que o Governo do Estado tem feito, na Região dos Lençóis, da Chapada da Mesas, para a dinamizar, cada vez mais, o turismo pela sua importância para a geração de postos de trabalho para os maranhenses.

“Isso é importante, em primeiro lugar, para os cidadãos e cidadãs de São Luís, do Maranhão, porque a cidade tem que ser boa para quem nela vive, mas tem uma dimensão econômica também que é o nosso objetivo principal, que é garantir que esses pontos funcionem como atrativos reais, na medida em que eles estejam bem conservados, para fortalecer o turismo aqui em São Luís”, ressaltou o governador.

O secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, explicou que, nesta primeira etapa, foram mapeados alguns pontos que precisam de intervenções. “Junto com a Prefeitura fazemos esse trabalho de prospecção, e a execução que começa amanhã na Lagoa da Jansen”, realçou, sublinhando que a intenção do Governo do Estado é levar a ação para além da capital maranhense.

Além do trabalho de manutenção dos pontos turísticos, o Governo em parceria com a Prefeitura de São Luís irão realizar o trabalho de conscientização para que a população ajude na conservação desses espaços que são bens da cidade. “Essa parceria é importante para nossa capital. Por ser uma cidade histórica tem valor para o Brasil e por isso é um patrimônio que nós precisamos cuidar”, frisou o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro.

Governador Flávio Dino participa do lançamento do Projeto Blitz do Turismo. (Foto: Handson Chagas)

Geração de emprego

Segundo o governador, programa se insere em uma série de outras intervenções que o Governo tem feito em diversos pontos turísticos. (Foto: Handson Chagas)

Além do caráter do fortalecimento do turismo, a ‘Blitz da Limpeza’ é também uma medida anticíclica de geração de emprego em meio à grave crise nacional. “Ao contrário do que o país vem vivendo, hoje tivemos a oportunidade de colocar 30 pais e mães de famílias empregados”, enfatizou o secretário Diego Galdino.

Um dos 30 contratados para integrar a equipe da Blitz, Luís Carlos, de 29 anos, estava desempregado há quase um ano, e classificou como oportunidade na hora certa o novo emprego. “Estava espalhando meu currículo nos lugares sem nenhum resultado. Essa oportunidade aqui foi muito bem vinda, com certeza”, comemorou.

Seja o primeiro a comentar on "Blitz da Limpeza é lançado para realizar ações rotineiras de conservação de pontos turísticos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*