OS ATAQUES CIBERNÉTICOS E A CONFRARIA 0DAY

Em sua 19a edição, a Confraria discute a epidemia global de Ransomwares , o “WannaCry” e a “RansomFree“, aclamada e nova ferramenta anti-software desenhada por ex-militares.

No dia 12 de maio (sexta-feira), ao menos 200 mil vítimas foram afetadas, em 150 países, pelo WannaCry (Quero Chorar em tradução livre), um gigantesco ataque cibernético, um ransomware, espécie de vírus que, depois de instalado, sequestra e bloqueia o acesso a arquivos do computador até que um resgate seja pago.

A extensão dos impactos ainda está sendo avaliados por especialistas em segurança, governos e empresas ao redor do mundo. O ataque se aproveitou de uma falha do sistema operacional Windows, que já havia sido corrigida no dia 14 de março. Uma das grandes causas para a rápida disseminação, segundo especialistas, foi que muitos computadores não estavam atualizados e se tornaram alvo do programa malicioso.

E o tema não poderia deixar de ser objeto de discussão da 19a edição da Confraria 0Day, um encontro que reúne, mensalmente, profissionais e entusiastas em segurança da informação e cibernética para trocarem conhecimento e experiências em um ambiente descontraído. A entrada é gratuita.

A confraria 0day foi criada em 2014 por Leandro Malaquias. Em cada encontro dois palestrantes apresentam (30 a 40 minutos cada) temas relativos aos domínios da segurança da informação, sem vínculo a fabricantes e/ou produtos.

Todos podem se candidatar a palestrar, não existe pré-requisito, basta apresentar um tema que acredite ser interessante e que tenha domínio suficiente para pelo menos despertar o interesse dos ouvintes a buscarem mais informações sobre o assunto.

Em 2016 duas empresas (Checkpoint e NTSec) gostaram do projeto e desde então se toraram patrocinadores, o que tem contribuído para a vinda de Palestrantes renomados de varias Regiões do Brasil.

Na palestra que será realizada amanhã, 25 de maio, a discussão será sobre a epidemia global de Ransomwares e abordara a ferramenta desenhada por ex-militares que pode facilmente subverter os efeitos do ataque mundial.

Atualmente, os encontros da Confraria acontecem toda última quinta feira do mês, a partir das 19 horas, no Bar Carcassone na CLN 203 norte, onde os participantes tem a oportunidade de estar num ambiente descontraído, com clima de happy hour e, tomando uma boa cerveja, apreciar as palestras, trocar ideias e fazer novos contatos e amigos.

Mais informações sobre temas e palestrantes podem ser encontradas no site: www.confraria0day.com.br.

Seja o primeiro a comentar on "OS ATAQUES CIBERNÉTICOS E A CONFRARIA 0DAY"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*