Chuva atinge 28,8 mil catarinenses em 90 municípios


A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou, às 8h desta quarta-feira, 7, mais um boletim das chuvas em Santa Catarina. O número de pessoas atingidas chega a 28.818 em 90 municípios. As cidades de Rio do Sul e Lages seguem com a situação mais crítica, com 21 abrigos com 960 pessoas e 6 abrigos com 406, respectivamente. Em todo o Estado são 2.367 pessoas desabrigadas, 21.395 desalojados e 8.728 residências atingidas.

Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram a chuva segue até a quinta-feira, 8. “Há chances de termos até aberturas de sol em algumas regiões do Estado, como o Norte e Litoral, na quinta-feira. As chuvas começam pela manhã do Oeste se deslocando gradativamente para as outras regiões. A frente fria que atua, pode trazer pancadas de chuva moderadas a forte, descargas elétricas e temporais localizados”, explicou o meteorologista Clóvis Correa.

O secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, informa que a Defesa Civil continua em alerta em todos os municípios, especialmente nas cidades das regiões do Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí. As equipes da Defesa Civil estadual, com as unidades municipais e outros órgãos como os batalhões dos bombeiros, estão trabalhando constantemente em atendimento às situações de emergência.

Para acionar a unidade municipal da Defesa Civil, basta ligar para a central 199.

Previsão da Epagri/Ciram

Para sexta-feira, 9, a previsão indica a possibilidade de chuva fraca na madrugada em todas as regiões, melhorando gradativamente com aberturas de sol já na manhã.

O meteorologista informou que com a saída da frente fria do Estado no período da madrugada, haverá uma queda significativa nas temperaturas, devido a chegada de uma massa de ar polar. Com isso, a umidade que ainda deve permanecer, possibilita a chance de  neve no Planalto Sul e Meio-Oeste.

Já para o sábado, uma boa notícia aos catarinenses, a previsão é de tempo seco e ensolarado em SC. A temperatura segue baixa, próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla. O frio será intenso também no Litoral, com mínima de 4°C a 6°C.

A tendência de domingo, 11, até a terça-feira, 13, é de tempo mais firme com sol entre nuvens em Santa Catarina, sem previsão de chuva. A partir da quarta-feira, 14, há indicativo de chuva frequente novamente no Estado, com acumulados significativos, devido a frente que deve ficar estacionária no Sul do Brasil.

Situação nas barragens – Leitura das 11h

– Vale Sul

* Montante: 32.16 m
* Jusante: 1.80m
* Lâmina vertedouro :1.16 m
* Comportas abertas: 0
* Comportas fechadas: 5
* Canal extravasor: fechado
* Tempo: nublado
* Pluviometria: 0.0mm
* Reservatório: 100 %

– Vale Oeste

* Montante: 20.46 m
* Jusante: 7.00 m
* Comportas abertas: 3
* Comportas fechadas: 4
* Canal extravasor: Fechado
* Tempo: nublado
* Pluviometria: 0.0 mm
* Reservatório: 79 %

– Vale Norte:

* Montante: 14.20
* Jusante: sem régua.
* Comportas abertas: 0
* Comportas fechadas: 2
* Tempo: nublado
* Pluviometria: 0.0  mm.
* Reservatório: 13 %

Nível dos Rios:

* Taió: 7.72 m
* Rio do oeste:9.19 m
* Ituporanga:1.90 m
* Rio do Sul .9.64 m

Seja o primeiro a comentar on "Chuva atinge 28,8 mil catarinenses em 90 municípios"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*