Preservação é tema de mostra promovida pelo Colégio Estadual do Paraná

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual do Paraná, Mostra Ambiental do CEP no pátio do colégio. 07-06-17. Foto: Hedeson Alves/SEED

A segunda edição da Mostra Ambiental realizada nessa quarta-feira (7) pelo Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, contou com apresentações elaboradas por estudantes e instituições públicas. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5).

O objetivo da mostra foi despertar os estudantes e a comunidade escolar a para a importância da preservação do meio ambiente. A feira foi organizada pelas professoras Sônia Aparecida Brites Casatti, de Química, e Elizeth Tesseroli Miet, de Língua Portuguesa. “O planeta passa por problemas de preservação ambiental sérios e precisamos falar sobre isso”, destacou Sônia.

A mostra ambiental faz parte dos projetos pedagógicos desenvolvidas pelo Previne CEP, departamento do colégio responsável por desenvolver ações de prevenção em várias áreas, como saúde, meio ambiente e cidadania entre outros. “Percebemos que as novas gerações já possuem essa consciência e é dever da escola incentivar para que todos os alunos tenham acesso a informações que contribuam para a preservação do meio ambiente”, lembrou Elizeth.

TEMAS – Quem visitou teve acesso a 12 apresentações com temas que abordaram o processo de decomposição do lixo, o uso de agrotóxicos e o impacto no meio ambiente, sustentabilidade, estudos das bacias hidrográficas de Curitiba, entre outros.

Na tenda da Copel, por exemplo, os estudantes apreenderam maneiras de economizar energia elétrica. No da Sanepar, os visitante assistiram a apresentações e palestras sobre o ciclo de tratamento da água doce feito pela companhia.

Os visitantes também conheceram o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Polícia Ambiental e da Defesa Civil, além de pesquisas dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Paulo Leminski e do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.

INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES

A estudante italiana Elisa Cossu, do 3° ano do ensino médio, que está concluindo o intercâmbio no CEP, aproveitou a feira para compartilhar com os colegas e visitantes experiências de preservação do meio ambiente em sua cidade, Dorgali (na Sardegna, Itália). “Essa troca de experiência é interessante porque estou descobrindo muitas coisas novas e tenho a oportunidade de compartilhar um pouco de como é na Itália e de conhecer mais como é aqui no Brasil”, contou a estudante.

Elisa pesquisou e apresentou os hábitos de preservação do meio ambiente e políticas ambientais italianas. “Compartilhando ideias e experiências, podemos encontrar soluções para os dois países”, disse.

A estudante do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba Francielle Fernandes Gonçalves, de 17 anos, apresentou sua pesquisa sobre dessalinização de água potável por meio de resíduos orgânicos. “A distribuição da água doce e potável no Brasil é desigual e algumas famílias ainda usam água de posso sem o processo correto de dessalinização, por isso, a necessidade de pesquisas com esse enfoque”, disse.


Seja o primeiro a comentar on "Preservação é tema de mostra promovida pelo Colégio Estadual do Paraná"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*