Voluntárias Sociais levam Odontomóvel e planejamento familiar a Fazenda Coutos

Voluntárias Sociais da Bahia levam Odontomóvel para crianças da Creche Escola Comunitária São Miguel, em Fazenda Coutos, e serviços de laqueadura e inserção de DIU para suas mães. Foto: Carol Garcia/GOVBA

Mais do que preservar os belos sorrisos, a presença do Odontomóvel levado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) ao bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, é importante principalmente para a saúde das cerca de 300 crianças atendidas na unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras. Nestas quinta e sexta-feira (8 e 9), as mães da comunidade podem comparecer com os filhos à Creche Escola Comunitária São Miguel, próximo à sede da base comunitária de segurança, onde o equipamento está montado.

No espaço, as mulheres de Fazenda Coutos também podem receber atendimento de planejamento familiar, iniciando o processo para realizar laqueadura ou implantação do DIU. De acordo com a diretora-geral das Voluntárias Sociais, Leila Colangeli, a ação surgiu a partir de uma demanda apresentada pelas mulheres da comunidade durante as comemorações do Dia das Mães.

VSBA

Aproximadamente 300 crianças estão sendo atendidas na unidade móvel do Saúde sem Fronteiras cerca de 300 crianças atendidas na unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras.

Segundo ela, “as mulheres apresentaram a necessidade para a primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, na celebração do Dia das Mães. Aí, nós fizemos a parceria com o Hospital da Mulher, para realizar laqueadura e implantar o DIU, e trouxemos o Odontomóvel para o atendimento às crianças”.

A aposentada Ana Elisa Silva é avó de Wallace, de 4 anos, e quase não teve tempo de dar a entrevista. “O serviço é importante, porque alguém família, às vezes, tem que procurar onde tem atendimento, marcar e depois tirar uma manhã inteira, uma tarde, pegar transporte para levar em um dentista. Aqui, foi rapidinho, cheguei, fiz a ficha. Agora, já estão chamando meu Wallace. Deixa eu ir lá”.

VSBA

As mulheres interessadas em fazer o planejamento familiar aproveitam para se cadastrar  – (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)

A dona de casa Joice Brandão, 29, tem três filhos, depende do salário do marido, que é repositor de mercado, e resolveu trocar o DIU por uma laqueadura. “Criar filhos não é barato. Eu usei DIU muito tempo. Quando tirei, engravidei. Agora, vou fazer a laqueadura, pois não quero mais engravidar. Já estava fazendo os exames no posto, pesquisando onde fazer, mas seria um procedimento caro e não sei nem se conseguiria fazer. Aqui facilitou. Vai ser bem mais rápido e não vou ter despesa”.

A coordenadora do Odontomóvel, Elis Ribeiro Alves, disse que na unidade móvel estão sendo feitos canais, limpezas, obturações. “É de grande importância por que o atendimento nessa idade vai prevenir doenças bucais na adolescência e na vida adulta. A gente orienta os pais sobre como proceder em casa, como fazer a escovação e sobre hábitos alimentares para que as crianças cresçam com saúde bucal”.

Seja o primeiro a comentar on "Voluntárias Sociais levam Odontomóvel e planejamento familiar a Fazenda Coutos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*