Campus Party vai reunir mais de 40 mil pessoas a partir de hoje em Brasília


Essa é a expectativa dos organizadores para o evento que segue até domingo no Centro de Convenções. Abertura oficial é na noite desta quarta (14), mas governador esteve durante a manhã para conhecer as instalações

A Campus Party Brasília será aberta às 20 horas desta quarta-feira (14) e promete reunir mais de 40 mil pessoas nos próximos três dias. Esse é o público esperado para a Open Campus, área gratuita que permitirá o acesso de qualquer visitante interessado em saber mais sobre ciência e inovação tecnológica. Outros 4 mil participantes serão campuseiros, que garantiram a vaga por meio de ingressos.

O governador Rodrigo Rollemberg e outros representantes do governo participaram de uma visita guiada nas instalações Campus Party Brasília.

O governador Rodrigo Rollemberg, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), e organizadores da Campus Party Brasília visitaram as instalações do evento nesta quarta-feira (14). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Hoje, exatamente ao meio-dia, foi dado acesso à arena, espaço que abriga o palco principal do evento e onde os campuseiros podem instalar equipamentos de informática.

De manhã, organizadores reuniram-se no local do evento, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para repassar a jornalistas os últimos detalhes da maratona. Houve ainda uma visita guiada nas instalações, com a participação do governador Rodrigo Rollemberg e de outros representantes do governo.

“Este evento tem a cara de Brasília, uma cidade inovadora, empreendedora. Queremos buscar soluções por meio da tecnologia e da criatividade para que tenhamos melhores serviços públicos para a população”, disse o governador Rodrigo Rollemberg durante a visita a espaços como a área de camping e a Open Campus.

Na entrevista coletiva, o chefe do Executivo elencou ações do governo de Brasília — um dos realizadores da Campus — voltadas à tecnologia, como os editais voltados a startups e a implementação do Biotic — Parque Tecnológico. Rollemberg também citou o Hackathon Inova Brasília, maratona de programação que ocorrerá de quinta (15) a sábado (17) na Campus Party Brasília.

O foco da disputa será a busca de melhorias no atendimento ao cidadão em três áreas: segurança pública, educação e mobilidade. Para cada uma, será apresentado um desafio.

“Este evento tem a cara de Brasília, uma cidade inovadora, empreendedora. Queremos buscar soluções por meio da tecnologia e da criatividade”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia destacou a alegria de trazer o evento para Brasília. “Na economia digital, temos jovens com energia pipocando por aí um pouco perdidos, não sabem por onde ir, e a Campus é um momento para atrair todos eles, para que se conheçam, intercambiem conhecimentos, criando um único sistema.”

Esta é a primeira vez que Brasília sedia a Campus Party. No ano passado, a capital do País já recebeu uma Campus Day.

“Estima-se que até 2030, 60%, 70% dos empregos que a gente conhece hoje vão desaparecer. Isso não é o fim do mundo, novas profissões vão passar a existir, e, se não acreditarmos em novas matrizes de desenvolvimento econômico, estamos fadados a entrar em uma situação de caos”, frisou o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour.

A Campus Party Brasília

A Campus Party Brasília terá mais de 250 horas de conteúdo, e os palestrantes se dividirão em quatro palcos: no principal, no de criatividade e entretenimento, no de inovação e no de ciência.

Nesta quinta (15) e na sexta-feira (16), a Open Campus funcionará das 10 às 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No sábado (17), será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.

Além de palestras e oficinas, o local recepcionará a Campus Future, com exposição de projetos acadêmicos inovadores e o programa Startup & Makers — para a edição brasiliense, 50 startups foram selecionadas.

A área gratuita também terá simuladores de diferentes modelos. Haverá a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, com piloto profissionais, além de partidas de hóquei entre robôs.

Duas décadas de Campus Party

A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).

Seja o primeiro a comentar on "Campus Party vai reunir mais de 40 mil pessoas a partir de hoje em Brasília"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*