Governo realiza mais uma remoção aérea

Governo realiza mais uma remoção aérea

O Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), realizou nesta quinta-feira, 15, mais uma remoção aérea de paciente atendido na Vila de Santa Maria do Boaiçu, região do Baixo Rio Branco, município de Rorainópolis. Esta é a quarta remoção por meio de transporte aéreo feita neste mês de junho, a terceira de pessoa atendida na Unidade Mista Rosa Vieira, da Vila de Santa Maria, localidade mais remota ao sul de Roraima, cujo acesso é possível somente por via área ou fluvial.

Após ter sido medicada e acompanhada por quatro dias pela equipe médica da Unidade Mista Rosa Vieira, uma dona de casa, de 46 anos, diagnosticada com hemorragia uterina disfuncional, chegou a Boa Vista na tarde desta quinta-feira, acompanhada de familiar e do médico Israel Gonzales, e foi encaminhada para o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

“Há quatro dias, ela foi atendida e estava com um sangramento importante. Foi medicada, recebeu soro e voltou pra casa. Dois dias depois, o sangramento voltou e a paciente sentia fraqueza e dor de cabeça. Medicamos novamente, mas, ontem, ela retornou com um sangramento persistente. Isso certamente causa redução de hemoglobina e anemia intensa. Ela deve precisar de transfusão sanguínea, tivemos que pedir a remoção. Era necessário trazê-la de avião”, explicou o médico Israel Gonzales.

Sobre a importância desse serviço, ele foi enfático: “Vale a vida dela, uma matriarca que tem dez filhos. É uma remoção muito justificada”, ressaltou. O médico enfatizou também outras assistências com o que chamou de “finais felizes”. Uma delas foi feita no dia 4 deste mês. Um menino de 11 anos foi trazido de Santa Maria do Boiaçu, por meio de remoção aérea, para Boa Vista. Ele foi diagnosticado na Unida Mista Rosa Vieira com suspeita de apendicite. Segundo Israel Gonzales, após exames, o diagnóstico foi confirmado. A criança passou por procedimento cirúrgico e está se recuperando.

De acordo com o coordenador de Transporte Aéreo do Governo, Newton Sousa, neste mês, até esta quinta-feira, foram realizadas quatro remoções, três de pacientes vindos de Santa Maria do Boiaçu e uma de pacientes de São Luiz do Anauá. Conforme o coordenador geral de Administração da Sesau, Fredson Baraúna, pela dificuldade de acesso, os principais pedidos de remoção aérea são feitas da região do Baixo Rio Branco, mas o serviço está disponível para pacientes de todas as localidades do Estado, quando há necessidade de atendimento de urgência ou de emergência.

“A maioria dos atendimentos é feita por solicitação da Unidade de Saúde de Santa Maria do Boiaçu. Porém, havendo necessidade de assistência rápida, quando o transporte por via terrestre pode comprometer ainda mais o estado de saúde do paciente, o Governo não mede esforços para fazer o transporte aéreo”, ressaltou.

Seja o primeiro a comentar on "Governo realiza mais uma remoção aérea"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*