Emissão de certidão de nascimento é carro chefe da Caravana Pro Paz Cidadania

Desde às 5h desta segunda-feira (19), dezenas de pessoas já faziam fila em frente a Escola de Ensino Fundamental Pinheiro Junior, no centro de Tracuateua, nordeste do Pará. A Caravana Pro Paz Cidadania chegou ao município hoje após atender moradores de Bragança e Augusto Corrêa. FOTO: THIAGO GOMES / AG. PARÁ DATA: 19.06.2017 TRACUATEUA - PARÁ


Desde as 5h desta segunda-feira, 19, dezenas de pessoas faziam fila em frente a Escola de Ensino Fundamental Pinheiro Junior, no centro de Tracuateua, nordeste do Pará, para aproveitar os benefícios da Caravana Pro Paz Cidadania, que chegou ao município após atender moradores de Bragança e Augusto Corrêa.

Em Tracuateua, a maior demanda no primeiro dia da ação foi de emissão de Certidões de Nascimento. “Nosso maior desafio aqui é ajustar as certidões de nascimento de milhares de pessoas que tiveram problemas com a emissão desse documento. Ao todo são mais de sete mil documentos desse tipo que não estão válidos e por esse motivo impedem essas pessoas de terem acesso a benefícios como Cheque Moradia, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, dentre outros”, explicou Roberto Oliveira, coordenador da Caravana.

Ainda de acordo com ele, o número de emissões de carteira de identidade deve ser bem menor que nos outros municípios. “Por conta desse problema com as certidões fica impossível emitir RG, já que ter a certidão é requisito imprescindível. Não vamos resolver o problema, mas vamos reduzi-lo. A expectativa é emitir mais de 500 durante esses dois dias”, complementou.

A servidora Marília Albuquerque, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), comemorou os resultados de uma semana de ação. “Emitimos quase 1,5 mil certidões, dentre elas, mais de 30 foram primeira via, número muito alto. Essas pessoas não existem, não aparecem em contagem nenhuma e a criança sem registro não pode frequentar escola, unidade de saúde ou ter carteira de vacinação. Então ficamos muito felizes em trazer esse programa do fundo de registro civil, que visa erradicar a ausência de documentação”, festejou.

Para Rodolfo Santos, de 29 anos, a Caravana é uma oportunidade ótima para resolver uma pendência. “Estou acompanhando minha esposa e para nós moradores de Tracuateua é muito importante essa ação. Ainda não tinha acontecido isso de podermos tirar o nosso documento e levar na hora. Aqui, no mínimo, temos que esperar de três a quatro meses para ter o RG, por isso está sendo ótimo. Minha esposa está para ter neném e estava sem o documento, agora ela conseguirá o hospital mais fácil”, agradeceu.

Manoel de Souza, de 53 anos, foi o primeiro a emitir o RG durante a Caravana e saiu bastante satisfeito. “Fui muito bem recebido, fui o primeiro e gostei muito. Minha carteira era antiga e não conseguia mais receber remédios, sacar meu dinheiro ou fazer empréstimo, pois não estavam aceitando ela. Eu teria que esperar muito tempo se fosse fora daqui, só tenho a agradecer”, comentou.

Manoel Costa recebeu atendimento jurídico e orientações sobre como emitir sua certidão de nascimento. A dele não estava válida e o impediu de conquistar alguns benefícios. “Tive um acidente e quebrei meu braço, nesse tempo fiquei sem receber nada justamente porque minha certidão não tinha validade. É um documento um pouco caro e não tinha condições de tirar, por isso essa caravana veio para me ajudar muito e ajudar também muitas pessoas”, finalizou.

Além da emissão de RG, certidão de nascimento, orientação jurídica e a captura de fotos para os documentos, a Caravana leva o Id Jovem, uma carteirinha de identificação para pessoas de 15 a 29 anos, que garante benefícios como meia entrada em cinemas, shows, teatros e demais eventos. Outro benefício do Programa é a gratuidade (em até dois acentos por ônibus) ou 50% de desconto em viagens interestaduais.

Para quem tiver interesse em se inscrever no Programa e não comparecer a uma Caravana Pro Paz, basta ter o Número de Inscrição Social (NIS), baixar o aplicativo no smartphone e preencher um cadastro simples. Em menos de dois minutos a carteirinha virtual vai estar disponível e já poderá ser utilizada.

O Pro Paz Cidadania segue até esta terça-feira, 20, em Augusto Corrêa. Para emitir documentos o cidadão deve se dirigir à Escola Pinheiro Junior, às 8h, e retirar sua senha. O atendimento seguirá até as 16h.

Seja o primeiro a comentar on "Emissão de certidão de nascimento é carro chefe da Caravana Pro Paz Cidadania"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*