Cônsul-geral do Uruguai é homenageada por integração com o RS

Daniela Beszkidnyak Pérez recebe a medalha Negrinho do Pastoreio do governador José Ivo Sartori - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

A cônsul-geral do Uruguai no Rio Grande do Sul, Daniela Beszkidnyak Pérez, foi homenageada nesta quinta-feira (22), no Palácio Piratini, com a medalha Negrinho do Pastoreio pelo esforço no processo de integração entre o estado e seu país. Ela deixa o cargo após cumprir cinco anos à frente do consulado, período limite concedido a diplomatas para residirem no exterior. A honraria gaúcha é entregue a personalidades que prestam serviços relevantes às pessoas, ao Estado ou à Pátria.

O governador José Ivo Sartori destacou o trabalho da cônsul, reforçando a importância das relações construídas no período. “Daniela fez uma passagem muito importante pelo Rio Grande do Sul. Durante este período, foi uma grande aliada na construção de relações binacionais. Esperamos continuar estes laços com a próxima gestão”, afirmou.

Daniela contribuiu para integração nos 5 anos de consulado uruguaio. Karine Viana/Palácio Piratini

“Neste tempo em que trabalhei aqui, estreitamos as relações com o Uruguai e fortalecemos os vínculos com a fronteira. Logo, cumpro a minha missão com alegria pela oportunidade de ter conhecido um estado tão acolhedor como o Rio Grande do Sul”, expressou a diplomata.

Daniela segue à frente do consulado até o dia 19 de julho. Depois, retorna ao país de origem, onde atuará no Ministério das Relações Exteriores. Neste período, a instituição em solo gaúcho fica sob o comando da cônsul Ruth Aramburu. A previsão é de que a cônsul-geral, Liliana Buonomo, inicie a nova gestão em novembro.

Participaram a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; e o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo.

Trajetória de cooperação

No período como diplomata no RS, Daniela Beszkidnyak Pérez contribuiu para a integração bilateral, trazendo representantes de municípios fronteiriços como Artigas, Rivera, Cerro Largo, Rocha e Treinta e Três. Também trabalhou no acompanhamento e internacionalização de três empresas gaúchas que estão abrindo filiais no Uruguai, como Lojas Renner, Luz da Lua e SorriFácil. Atuou ainda na implementação de convênios de intercâmbio e telemedicina, com foco em tratamentos para o câncer de mama, neurologia e oftalmologia.

Seja o primeiro a comentar on "Cônsul-geral do Uruguai é homenageada por integração com o RS"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*