O Pelotão conta com um reforço muito especial. Trata-se do Torrada, um simpático cãozinho adotado que adora brincar com fogo e se meter nas maiores confusões. Mas que sempre pode contar com a proteção do Bombeiro Rafa. Para a segunda temporada, a equipe do programa já promete reforços e adianta que vai aumentar a turminha!

Rafa Luz, 34, é um apaixonado pelas artes. Na infância, fez cursos de teatro e estudou música na Escola Villa Lobos. É profissional de enfermagem e começou a trabalhar com socorro aos 16 anos, como voluntário. Em 2001, aos 18 anos, passou a integrar a equipe de atendimento do Grupo de Resgate e Emergências (GRE). Ele é bombeiro militar, tendo servido no Estado de São Paulo e, hoje, está fixado no Rio de Janeiro, no quartel de Copacabana. Já foi condecorado duas vezes por bravura.

Ele conta que já estava “cansado de ver crianças perderem suas vidas em incêndios e acidentes ou ficarem com sequelas eternas por falta de orientação” e, então, resolveu dedicar sua carreira para ensiná-las sobre como evitar situações de emergências e mais: como se comportarem caso elas aconteçam.

Foi aí que tudo começou, com a criação do espetáculo musical Pelotão do Bombeiro Rafa. Uma ideia que deu tão certo que agora se transforma em um programa acessível a todos aqueles que procuram diversão, alegria e boa orientação. O que envolve pais, professores e, claro, crianças! Um trabalho de formação de consciência que já dura mais de cinco anos.

E não parou por aí. Estimulado por amigos e familiares, ele teve a ideia de reunir as histórias e ocorrências vividas em São Paulo e no Rio de Janeiro no stand-up “Comédia em chamas”, escrito e apresentado por ele mesmo – que também é ator desde a adolescência.

Mas foi a partir de 2015, quando começou a realizar um trabalho de orientação sobre comportamento em situações de emergência no quartel de Copacabana, que surgiu a ideia de gravar vídeos sobre o assunto.

 

VEJA QUEM É QUEM NO PROGRAMA PELOTÃO DO BOMBEIRO RAFA

Rafa Luz – Roteiros, músicas e direção de cena.

Caio Barreto – Produção e direção musical. Caio Barreto é músico, produtor musical e sócio da Melhor do Mundo Studios. Em música, trabalhou ao lado de artistas como: Pitty, Paralamas do Sucesso e Suricato, entre outros. Para a TV ficou a cargo de programas como Rainha da Cocada (GNT), Naufrágios (OFF) e Detetives do Prédio Azul (Gloob).

Caká Oliveira – Cenografia. Caká é arquiteta e cenógrafa formada pela UFRJ e multipremiada em teatro por sua concepção em espetáculos como Morde, Brimas, Caixa de Ferramentas.

Calabouço Filmes – Uma produtora especializada em música e clipes. Já fizeram clipes de artistas como Lulu Santos, Chico Buarque, Jorge Vercilo, Suricato, Ney Matogrosso.  Também produziram o Acústico ao vivo de Jerry Adriani.

Animar Estúdio – As animações que são vistas nos episódios foram desenvolvidas em parceria com o pessoal da Animar Estúdio.  A Animar é responsável pela animação do fenômeno Galinha Pintadinha e pelos sucessos Jacarelvis e Tiquequê.

SERVIÇO

Pelotão do Bombeiro Rafa – com Rafa Luz e cãozinho Torrada

Programa de internet para crianças: https://youtu.be/UKiSVJ2hdEA

A cada 15 dias, a partir de 02 de julho – Dia do Bombeiro