Hospital de Cajazeiras recebe dez leitos de UTI

Localizado em Cajazeiras, bairro mais populoso de Salvador, o Hospital Professor Eládio Lasserre agora conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entregue pelo Governo do Estado. A iniciativa teve como objetivo qualificar e consolidar a unidade como referência de saúde na região. Os dez novos leitos foram inaugurados, nesta terça-feira (27), pelo governador Rui Costa, que destacou a qualidade dos equipamentos instalados na unidade. “É uma enorme alegria poder entregar os primeiros leitos de UTI neste hospital tão importante para a capital. A UTI está muito bem equipada. Esses respiradores instalados aqui são os melhores que têm no mundo. E este é o padrão que temos instituído nos hospitais que estamos inaugurando ou ampliando em todo o estado. Além da infraestrutura, a qualidade dos equipamentos é de grande importância para um bom atendimento”, afirmou o governador.

Modernos, os novos leitos de UTI irão prestar assistência intensiva para pacientes clínicos e cirúrgicos graves, possibilitando o reestabelecimento da saúde e a preservação da vida de pacientes que precisam da atenção especializada. O Governo também adquiriu um tomógrafo para a unidade, com previsão de chegada no próximo mês de agosto. “O aparelho ajudará a melhorar a resolutividade do hospital, evitando a transferência desses pacientes para outras unidades. Acredito que, capacitando a rede para ser autossuficiente, também ajudamos a melhorar a performance da regulação”, destacou Rui Costa.

Rui

Rui inaugurou UTI do Hospital Professor Eládio Lasserre, em Cajazeiras (Foto: Manu Dias/GOVBA)

No total, foram investidos R$ 1,35 milhão no centro que atenderá, principalmente, as comunidades de Águas Claras, Cajazeiras, Fazenda Grande, Pau da Lima, São Caetano, Castelo Branco, Valéria e adjacências. “Estamos entregando a primeira UTI pública deste bairro, e, em breve, iremos entregar o aparelho de tomografia computadorizada que permitirá ampliar a complexidade das cirurgias realizadas, das internações e, consequentemente, a resolutividade do hospital’, afirmou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Ainda segundo o secretário, os novos leitos representam, no mínimo, mais 150 internações de alta complexidade, por mês, em terapia intensiva.

Os pacientes atendidos no local, que precisavam ser encaminhados através da Central de Regulação do Estado, para os hospitais Menandro de Farias, do Subúrbio e Roberto Santos, agora serão atendidos mais perto de casa. De acordo com o diretor médico da unidade, Francisco Santana, a UTI receberá paciente em choque, ou seja, aqueles com quadro de politraumatismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo, Pós-Cirúrgico ou qualquer outra demanda que precisar de tratamento intensivo. “A UTI deverá atender os pacientes em instabilidade hemodinâmica e que precisem de atendimento de urgência e emergência”, explica o diretor.

Inaugurado em 1996 e ampliado em 2009, o Hospital Professor Eládio Lasserre atende uma população estimada de 800 mil habitantes dos bairros de Cajazeiras e adjacências, em Salvador. Realiza aproximadamente seis mil atendimentos na Urgência/Emergência e ambulatório; 700 internamentos, por mês, nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e traumatologia; 350 cirurgias; além de 12 mil exames de imagem e laboratoriais.

A comunidade comemorou a inauguração. “Foi uma grande conquista. Há dez anos que a gente faz reunião pedindo UTI. O hospital a gente viu nascer pequenininho, o primeiro galpão, aí veio o segundo e agora a UTI. Nós agradecemos ao governador, que nos ouviu”, declarou uma das líderes comunitárias de Cajazeiras e Águas Claras, Sabina Andrade.

Visita

Ainda nesta terça-feira, o governador Rui Costa visitou as obras do novo Hospital Couto Maia, localizado próximo ao Eládio Lasserre. Com previsão de entrega para o ano que vem, a unidade é resultado de mais uma parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado. Além de novo, será 20% maior do que a unidade que atualmente funciona no Monte Serrat, na Cidade Baixa, com expectativa de aumentar em 50% a assistência aos baianos.


Seja o primeiro a comentar on "Hospital de Cajazeiras recebe dez leitos de UTI"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*