Semarh e Igarn promovem Dia de Tecnologia de Água em parceria com Israel


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), realizou na manhã desta quarta-feira (28) o “Dia de Tecnologia de Água”. O evento é uma parceria com a embaixada de Israel, onde foram apresentadas tecnologias utilizadas pelo país, desde a captação, transporte, gerenciamento, tratamento e segurança da água.

Durante o encontro técnico, o secretário da Semarh, Ivan Júnior, afirmou que o evento é importante para conhecer novas tecnologias e possíveis sistemas que podem ser aplicados nas ações de recursos hídricos no RN. “Discutir e conhecer experiências de outros países colabora para o planejamento de utilização eficiente da água. Precisamos encontrar alternativas viáveis para superar esse momento de seca e manter os sistemas hídricos do estado em funcionamento”, disse o secretário. Na reunião, empresas israelenses que desenvolvem sistemas de água apresentaram sistemas que são utilizados em todo o mundo, relacionados a dessalinização, reutilização e tratamento do recursos natural.

O presidente do Igarn, Josivan Cardoso, destacou que “as experiências de Israel são evoluídas e já comprovadas mundialmente. É necessário o avanço para a universalização do abastecimento de água, seja para o uso humano e animal ou para utilização na agricultura e indústrias”. Representando a embaixada israelense, esteve presente a assessora para Assuntos Econômicos no Nordeste, Sheila Sztulman. Ela explicou que a tecnologia ajudou no problema de água que o país enfrentava. “Apesar de metade de Israel ser um deserto, conseguimos superar essa realidade e hoje, 70% de água consumida no país vem da dessalinização e 90% do recurso é reutilizado”, concluiu. Ainda participaram do evento, no auditório da Governadoria, a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; o secretário adjunto da Semarh, Mairton França; a equipe técnica da Secretaria de Recursos Hídricos, prefeitos e representantes da Caern, Idema, Idiarn e Ministério Público.

Seja o primeiro a comentar on "Semarh e Igarn promovem Dia de Tecnologia de Água em parceria com Israel"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*