Ospa Jovem promove concerto gratuito no Theatro São Pedro

Pela primeira vez neste ano, a Ospa Jovem se apresenta com formação completa - Foto: Mariana Sirena/Ospa


Sucesso de público em edições anteriores, a série de concertos da Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa (Ospa Jovem) ganha sequência no dia 11 de julho, terça-feira, a partir das 20h30. O Theatro São Pedro recebe a sinfônica, que se apresenta pela primeira vez neste ano com sua formação completa. O maestro Arthur Barbosa conduz um programa com peças orquestrais tradicionais, além de obras contemporâneas, como a ‘Suíte Star Wars’, de John Williams. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de senhas, que são distribuídas na bilheteria do Theatro São Pedro.

O programa inicia com a ‘Fanfare’ do balé ‘La Peri’, do francês Paul Dukas (1865-1935). Depois, a ‘Sinfonietta’, de Harald Genzmer (1909-2007), obra para orquestra de cordas, ganha destaque, seguida pela emblemática abertura da ópera ‘Nabucco’, de Giuseppe Verdi (1813-1901). A trilha de ‘Star Wars’, de John Williams (1941-), dá sequência à apresentação, que termina com duas obras latino-americanas: a ‘Suíte Nordestina’, de Duda do Recife (1935-), e ‘Conga Del Fuego Nuevo’, de Arturo Márquez (1950-).

As senhas para a apresentação da Ospa Jovem já estão sendo distribuídas / Mariana Sirena/Ospa

Sobre a Ospa Jovem

O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola de Música da Ospa, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, fundamental para a profissionalização na área da música de concerto.

A Ospa Jovem promove série de concertos anuais, cumprindo importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras, com reconhecimento nacional.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.

Arthur Barbosa (regente)

Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Foi membro de mais de 10 orquestras profissionais e spalla em algumas delas. Suas obras são executadas em mais de 15 países. Já regeu orquestras como a Osba (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (CE), e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

SERVIÇO

Pauta: Concerto da Ospa Jovem
Quando: Terça-feira (11), às 20h30
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro, Porto Alegre)
Retirada de senhas: Na bilheteria do Theatro São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h; e nos domingos, das 15h às 18h

ENTRADA FRANCA

Seja o primeiro a comentar on "Ospa Jovem promove concerto gratuito no Theatro São Pedro"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*