Chamada Pública Escolar: 45 mil vagas para a modalidade EJA semipresencial


Oportunizando uma melhor oferta, compatível com a realidade das pessoas, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai abrir 45 mil vagas para o atendimento educacional aos jovens e adultos de todo o Estado. O período da Chamada Pública Escolar, para o segundo semestre, para modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede estadual, foi divulgado nesta quarta-feira (05).

Em 2017, a modalidade EJA passou a ser semipresencial, com aulas três vezes por semana. Atualmente, a rede estadual conta com 34.642 estudantes matriculados, em 177 unidades escolares do Estado.

“A EJA é uma modalidade na qual muitos estudantes já são trabalhadores e conciliam trabalho e estudo. Neste ano, trazendo mais flexibilidade, implantamos o ensino híbrido, que já apresentou resultados. Comparado com 2016, neste ano, houve aumento da procura por matrículas, um crescimento de 2%. Houve também, uma redução no índice abandono: -17,33% deixaram os estudos. Nosso objetivo maior é facilitar a vida do cidadão, para que ele possa ter melhores condições de cumprir com as suas obrigações”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Atualmente, a da EJA carga horária é de 12 aulas presenciais (semanais) que ocorrem terça, quarta e quinta-feira. Os professores encaminham atividades a serem executadas nas segundas e sextas-feiras para que os alunos no tempo não presencial possam fazer exercícios de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa, produções, etc. Além disso, o professor possui como apoio didático a coleção de livros específicos, a plataforma Sedu Digit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.

Para este segundo semestre, mais três unidades escolares passarão a ofertar a modalidade EJA: Escola Estadual Professor Santos Pinto, em Governador Lindenberg, Escola Estadual São Domingos, em São Domingos do Norte, Escola Estadual Santíssima Trindade, em Guaçuí. As aulas terão início no dia 26 de julho de 2017.

Confira os períodos da Chamada Pública Escolar:

 

Rematrícula e transferência interna

A rematrícula e transferência interna para os estudantes da modalidade EJA deverá ser realizada, pela internet, no período de 05 a 17 de julho, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Para acessar o Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), o login é o número do CPF do responsável (somente os números) e a senha os seis primeiros números deste CPF.

O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

Pré-matrícula

A pré-matrícula para a modalidade EJA deverá ser realizada, pela internet, no período de 19 a 23 de julho, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Podem solicitar matrícula para os cursos na modalidade EJA, os candidatos que tiverem idade mínima completa de 15 anos para o ingresso no Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio, conforme Resolução do Conselho Estadual de Educação de Nº 3.777 de 20 de outubro de 2014 e, ainda, a Resolução do CEE de Nº 3.724 de 31 de março de 2014.

O estudante deve preencher o cadastro com todos os dados solicitados e clicar no botão “próximo” – tenha em mãos o número do CPF (do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos).

Após preencher os dados, clique na opção de escolha da unidade escolar na qual o estudante deseja ingressar. Caso tenha interesse em colocar mais opções, clique no botão adicionar opção de escolha. Podem ser adicionadas até três unidades escolares. Para finalizar, clicar no botão “próximo”.

É importante revisar e confirmar os dados informados e clicar no botão “Pré-matrícula”. Salve no computador ou imprima a sua solicitação.

Depois de finalizado, será gerado um login e senha para que possa ser consultado posteriormente o resultado da pré-matrícula.

O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

Vale destacar que a localização dos alunos nas vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

Resultado da Pré-matrícula

O resultado da pré-matrícula será divulgado a partir do dia 25 de julho de 2017 no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

Efetivação da matrícula

A efetivação da matrícula deverá ser realizada a partir da divulgação do resultado, no dia 11 de agosto, no horário de funcionamento das unidades escolares que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para efetivação da matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento, histórico escolar/ficha de transferência ou comprovante equivalente e comprovante de residência (fatura de água ou energia, ou telefone fixo do último mês que anteceder à matrícula escolar, ou carnê IPTU ou declaração do proprietário ou contrato de locação, caso o imóvel seja alugado) e duas fotos 3X4.

Seja o primeiro a comentar on "Chamada Pública Escolar: 45 mil vagas para a modalidade EJA semipresencial"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*