Jardim Botânico terá blitz educativa contra incêndios no sábado (8)

Iniciativa tem como objetivo conscientizar os moradores da região. Duzentos estudantes da rede pública participam da ação

Quem passar pela BR-035, na altura do Jardim Botânico de Brasília, neste sábado (8), poderá participar da blitz educativa de prevenção a incêndios florestais.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar a população do Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e os visitantes do parque.

“Vamos abordar os motoristas, distribuir material educativo e orientar de forma breve quanto à prevenção de incêndios na seca”, explica a técnica da Secretaria do Meio Ambiente para o Plano de Preservação e Combate aos Incêndios Florestais do DF Carolina Schubart.

A atividade ocorrerá na entrada do Jardim Botânico, às margens da rodovia, das 8 às 12 horas

A atividade ocorrerá na entrada do Jardim Botânico, às margens da rodovia, das 8 às 12 horas, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do DF, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e de instituições do governo federal, como Marinha e Aeronáutica.

A área escolhida, de acordo com a servidora da Secretaria de Meio Ambiente, é prioritária, pois abrange grande parte do Cerrado. “É um local estratégico, onde ocorrem muitos incêndios provocados por caçambeiros e moradores”, alerta.

Estudantes atuam como parceiros na iniciativa

Duzentos alunos de 7 a 14 anos da Escola Classe Jardim Botânico, dentro do Jardim Botânico de Brasília, serão parceiros dos cerca de 30 servidores e 15 professores que integram a mobilização.

Enquanto os pré-adolescentes auxiliarão na orientação dos moradores da região sobre a importância de não colocar fogo em lixo ou em podas de árvore, por exemplo, os mais jovens falarão com aqueles que estão na fila para entrar no parque.

Equipes distribuíram 2 mil cartilhas educativas. Além disso, eles receberão dos estudantes marcadores de livros com frases como Preserve o CerradoNão quero fogo no meu quadrado.

Todos os alunos passaram por capacitação do Corpo de Bombeiros Militar do DF para participar da ação.

A inciativa é a segunda edição do ano e está prevista na Operação Verde Vivo. A série de atividades do tipo começou no Park Way, em maio. Na ocasião, foram distribuídas mil cartilhas a moradores da região. A próxima blitz educativa deve ocorrer em Brazlândia, mas ainda não tem data marcada.

O que é o Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF

Criado em 1996, o Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF foi reformulado pelo Decreto nº 37.549, de 15 de agosto de 2016, que criou ainda o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

O plano é voltado para a promoção, a prevenção, o apoio e a coordenação de atividades educativas, informativas, de saúde e de combate a incêndios florestais. Entre os objetivos estão proteger unidades de conservação no Distrito Federal e áreas de proteção de mananciais, prevenir incidentes e fiscalizar queimadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Blitz Educativa de Prevenção a Incêndios Florestais

8 de julho (sábado)
Das 8 às 12 horas
Na BR-035, em frente ao Jardim Botânico de Brasília
Disque denúncia: (61) 3214-5602

Seja o primeiro a comentar on "Jardim Botânico terá blitz educativa contra incêndios no sábado (8)"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*