Goiás na Frente anuncia pacote de benefícios para Segurança no Entorno de Brasília

No primeiro destino da programação da Caravana do Goiás na Frente desta terça-feira, 18, o governo do Estado inaugurou, em Luziânia, no Entorno Sul do Distrito Federal, a Base de Operações da Rotam, entregou viaturas e equipamentos, promoveu 78 policiais militares e anunciou o deslocamento, nos próximos meses, de mais 300 homens da corporação para o combate à violência na região.

Em encontro com o comando da Polícia Militar em Luziânia e durante o ato administrativo da Caravana, no qual assinou convênio com a Prefeitura e anunciou a construção de 448 moradias, o governador Marconi Perillo reafirmou o compromisso com a valorização das carreiras das polícias no Estado.

A Caravana do Goiás na Frente estará em seis municípios nesta terça-feira. Depois de passar por Luziânia e Cidade Ocidental, a programação de entrega, vistoria, anúncio de obras e assinatura de convênios segue para Novo Gama, Vila Boa, Flores de Goiás, Nova Roma e Iaciara.

“Reafirmo o nosso compromisso com a valorização e com a promoção, por mérito, de nossos policiais militares, que atuam na defesa dos cidadãos e das propriedades. Vamos sempre dar preferência para o mérito na promoção daqueles policiais que estão na ponta, na linha de frente, defendendo a população”, disse Marconi. “A Polícia Militar de Goiás é hoje a melhor PM do Brasil. É a segunda mais bem remunerada do País, só perde para a polícia de Brasília. Mas é importante registrar que quem paga os salários dos operadores da Segurança Pública em Goiás é o governo do Estado. Em Brasília quem paga os salários das forças de segurança é o governo federal”, afirmou o governador.

Governo de Goiás - Batalhão de Rotam Luziânia - Foto Wagnas Cabral (2)Em Luziânia, foi entregue a Base de Operações da ROTAM, especializada no combate ao crime organizado. Do município, o governador seguiu para Cidade Ocidental, onde inaugura o Comando de Operações de Divisas, mais uma estrutura voltada para o reforço das ações em segurança pública no Entorno de Brasília. Segundo o último balanço do Observatório da Segurança Pública, os índices de criminalidade estão em queda em todo o Estado. No entorno do Distrito Federal, as 12 modalidades criminais pesquisadas apresentam declínio. Houve forte queda no número de latrocínios, nos seis primeiros meses deste ano.

A redução nos latrocínios na região foi de de 44,83% de janeiro a junho. No período, os homicídios recuaram 21,93%. Estupros e tentativas de homicídio caíram, respectivamente, 16,09% e 34,90% nos seis primeiros meses do ano. Roubos a transeuntes regrediram 22,63% no período e também apresentaram queda roubos de veículos (-28,26%), roubos em comércio (-20,31%), roubos em residência (-26,67%), furtos de veículos (-8,40%), furtos a transeuntes (-49,36%), furtos em residências (-13,85%) e furtos em comércio (-3,71%).

Unidades especializadas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), entrega hoje, no Entorno do Distrito Federal, duas novas unidades de policiamento especializado. Em Luziânia, no Jardim Ingá, é instalada uma nova unidade das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).

A nova base tem o objetivo de contribuir para a pacificação do Entorno do DF e vai resgatar o compromisso feito no ano passado pelo vice-governador, quando era secretário de Segurança Pública. Na ocasião, José Eliton assumiu o compromisso de criar a unidade policial para atender reivindicação das lideranças políticas e também da população.

O secretário Ricardo Balestreri destaca que a chegada da Rotam na região do Entorno do Distrito Federal será de fundamental importância para melhorar os índices de criminalidade no local. “A intenção é de que a Rotam obtenha na região, o mesmo padrão de excelência verificada na região Metropolitana de Goiânia”, ressalta.

Cidade Ocidental recebe a mais nova unidade do Comando de Operações de Divisas (COD). O Comando de Operações de Divisas (COD) é uma tropa especializada da Polícia Militar de Goiás que atua no combate à crimes de maior potencial ofensivo como tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros.

A força especializada de segurança é responsável pela fiscalização nas divisas do território goiano com outros estados. Durante a solenidade, o Governo de Goiás vai anunciar investimentos, do Programa Goiás Na Frente, na ordem de R$ 25 milhões em obras estruturais e iniciativas de combate à criminalidade em toda a região do Entorno Sul do Distrito Federal.


Seja o primeiro a comentar on "Goiás na Frente anuncia pacote de benefícios para Segurança no Entorno de Brasília"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*