Materno Infantil: hospital referência em atendimentos especializados

Com 45 anos de história, o Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, conquista notoriedade no cenário nacional, tornando-se referência em casos de média e alta complexidade, nas áreas da saúde da mulher e da criança, com destaque na cirurgia de separação de gêmeos siameses e no tratamento de hemangiomas.

Inaugurado em 1972 pelo Governo de Goiás, o Materno Infantil, passou em 6 de julho de 2012 à administração do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), uma Organização Social (OS), por meio de um contrato de gestão com a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). O HMI oferece atendimento de urgência, emergência e ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo dos anos o hospital foi se aperfeiçoando e como reconhecimento, acumulou títulos. Dentre esses se destaca o Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1999 e renovado em 2012.

Veja no box a galeria de prêmios, títulos e habilitações conferidos ao Hospital.

 

materno-trofeus-nova-redação-p-converter-jpg_1Com assistência especializada à mulher e à criança, o HMI tem 177 leitos, realizou 2.488 cirurgias, 629 partos normais e 720 partos cesariana, de janeiro a maio deste ano. No mesmo período foram feitos 17.857 atendimentos laboratoriais, 17.949 internações em enfermaria e mais 373 em UTI.

Nos prontos-socorros de pediatria e da mulher foram registrados respectivamente 23.670 atendimentos e 10.303, nesses cinco primeiros meses do ano.

Hospital referência no País quando se fala em separação de gêmeos siameses, o HMI é reconhecido também pela excelência no atendimento nas especialidades médicas mantidas pela unidade.

São elas: atendimento ambulatorial e de emergência em pediatria, ginecologia e obstetrícia, gestação de alto risco, mastologia, hemangiomas e linfohemangiomas, fissuras lábio-palatina. O Hospital possui laboratório de Análises Clínicas e Patológicas, além de serviços de imagem como Raios-X e Ultrassonografia.

Gêmeos Siameses

Por ser uma unidade que cuida de casos de alta complexidade e conta com uma equipe multiprofissional preparada, liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o HMI é referência na cirurgia de separação de gêmeos siameses. A unidade já realizou 17 procedimentos, sendo que primeira aconteceu em 2000, com as gêmeas Larissa e Lorraine.

A literatura médica mundial indica que, dentre os siameses operados, um em cada cinco sobrevivem à cirurgia. No HMI, esse índice chega a 50%.

O Hospital Materno Infantil (HMI) também recebeu placa que oficializa a unidade como referência na atenção especializada à mãe e ao bebê prematuro. O título foi concedido à unidade pelo consultor do Ministério da Saúde, Sérgio Marba. A cerimônia atestou a prática que já era estratégia dentro do hospital antes de a metodologia se transformar em política pública de saúde.

Veja aqui matéria sobre conquista do HMI de patente de medicamento para tratamento de hemangiomas e linfohemangiomas.

zacharias-calil

Dr. Zacharias Calil

 


Seja o primeiro a comentar on "Materno Infantil: hospital referência em atendimentos especializados"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*