Referência nacional, Vapt Vupt já atendeu mais de 120 milhões de pessoas

Maria do Amparo aprova atendimento

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“Sempre fui bem atendido”, diz Noedes Ferro.

“Tudo que eu precisei sempre fui bem atendido e rápido”, afirma o motorista Noedes da Silva Ferro. “Eu sempre uso o serviço e é só satisfação. Hoje mesmo saí do serviço já em cima da hora e consegui dar entrada no que vim fazer”, diz a secretária Maria Amparo Leite, que apresentou recurso contra uma multa de trânsito no guichê da Agetop.

“Todos os problemas eu resolvo aqui. Foi uma inovação muito boa para a população esse projeto. Os atendentes são super educados e prestativos. Não tenho do que reclamar”, declara o escriturário Nilton César Lima, que acabara de tomar posse no serviço público estadual.

O funcionário público Marlon Bessa corta o cabelo na agência do Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira desde 2012 e aprova o tratamento recebido. “Sempre corto aqui e sou bem atendido”, comenta. Além do corte de cabelo, os servidores públicos também contam com manicure de graça. É só apresentar o contracheque e RG.

Um atendimento prático, rápido e sem burocracia que reúne os serviços de vários órgãos do governo oferecido à população. Desde que foi criado, em 17 de outubro de 1999, até o último dia 12 de julho de 2017, o Vapt Vupt bateu a marca de 120.162.992 milhões, considerando todas as unidades existentes no Estado de Goiás. Atualmente, são 77. Dessas, uma já está em funcionamento antes mesmo da inauguração, localizada em Rubiataba.

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Marlon Bessa só corta o cabelo no Vapt Vupt.

De acordo com o superintendente de Gestão do Vapt Vupt, Cleiton de Oliveira Assunção, mais três agências serão abertas até agosto: nos municípios de Ceres, Paraúna e Anápolis, que vai ganhar a segunda agência, situada na Avenida Brasil.

Um ponto importante relacionado ao programa é a avaliação do atendimento pelos usuários registrada em máquinas que ficam sobre as mesas dos guichês. Em geral, o índice de satisfação é alto e fica acima do patamar de 90%. “Hoje nós temos a satisfação muito grande dentro do Vapt Vupt e permanecemos sempre com o alto índice de avaliação do público. O resultado é muito positivo e todo mundo fala que esse foi o melhor programa criado pelo Governo de Goiás”, destaca.

Emissão de carteira de identidade, Passe Livre EstudantilPassaporte do Idoso, atendimentos relacionados ao Detran como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Ipasgo, Procon e centenas de outros serviços estão à disposição dos usuários. “O resultado é muito positivo e todo mundo fala que esse foi o melhor programa criado pelo Governo de Goiás”, destaca.

Cleiton afirma que serão treinados num prazo de 30 a 45 dias os novos servidores, a partir da posse, para preencher os cargos extintos em dezembro de 2016 para suprir a demanda. “A princípio, sentimos dificuldade mas fomos fazendo o remanejamento de servidores até adequar esses novos cargos que foram criados”, diz.

O superintendente ressalta a importância da colaboração das prefeituras para a expansão do serviço no interior do estado. Geralmente, os municípios cedem os terrenos e os servidores e a parceria permite a centralização de serviços administrativos de vários órgãos em um só prédio e gera economia para o Estado, já que boa parte dos prédios onde esses serviços funcionam é alugada.

Serviço será mais moderno

vapt vuptDaqui duas semanas, deve sair o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o processo de licitação para a realização de Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização do Vapt Vupt.

De acordo com o presidente da Goiás Parcerias, Cyro Miranda, caso seja favorável, o lançamento do edital deve ocorrer na sequência, no prazo de 45 dias. O órgão deu o suporte necessário à Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) na formatação do edital de concorrência pública.

O investimento será de R$ 400 milhões e o contrato terá duração de 20 anos. Ele explica que a empresa vencedora ficará responsável por implementar um sistema de informática interligado entre os órgãos do Estado com o objetivo de disponibilizar à população a maior parte da gama de serviços online. Desta forma, não haverá necessidade de deslocamento dos usuários até as unidades, ampliando a comodidade e praticidade na era da informação. Uma exceção será a emissão de passaportes.

A vencedora também deverá ampliar a cobertura de municípios atendidos pelo Vapt Vupt dos atuais 55% para 96%, conforme prevê o contrato. O presidente afirma que haverá melhorias no atendimento. “Apesar de ser uma marca do Governo de Goiás e um serviço de referência, o Estado não tem essa expertise de TI (Tecnologia da Informação)”, diz.

Estima-se que o novo modelo de gestão gere economia inicial de R$ 2,5 milhões mensais podendo atingir R$ 4 milhões quando o sistema estiver totalmente implantado, considerando a despesa que o Estado tem com o aluguel de prédios, manutenção de informática, entre outros custos, por exemplo. Atualmente, o repasse para manter o serviço chega a R$20 milhões.

A expectativa é de que a empresa comece a operar em outubro e até janeiro o sistema, que será implementado gradativamente, já esteja em funcionamento. O quadro de funcionários será reduzido pela metade, sendo os servidores efetivos remanejados para outros órgãos estaduais. Serão contratados novos funcionários via regime CLT. “A empresa deverá aproveitar o máximo possível O Estado vai fiscalizar o cumprimento do contrato.

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