Alunos participam de competição de xadrez em Água Branca

A atividade ocorre no próximo dia 3 de agosto, com 15 alunos e o GM (Grande Mestre) Rafael Leitão

 

Para incentivar a prática do esporte xadrez, alunos da rede estadual do município de Água Branca e cidades vizinhas vão participar de uma simultânea de xadrez. A atividade ocorre no próximo dia 3 de agosto, com 15 alunos e o GM (Grande Mestre) Rafael Leitão, campeão brasileiro de xadrez, um dos três melhores jogadores do país.

Uma partida simultânea ou exibição simultânea é uma variação do xadrez onde um enxadrista-exibidor, normalmente um Grande Mestre, enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos.

O professor da rede estadual, Rubens Oliveira, é um dos organizadores do evento. “Além da importância do xadrez no processo ensino aprendizagem, através dele os estudantes podem transpor seus horizontes. Já levamos, inclusive, alunos para jogarem a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude”.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apoia o xadrez nas escolas através da Coordenação de Xadrez e dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs). Cem alunos da rede estadual participaram das competições em 2016.

De acordo com Felinto Ribeiro, coordenador do projeto de xadrez na rede estadual de educação, a modalidade vem despertando o interesse dos alunos, principalmente por proporcionar benefícios dentro e fora da sala de aula. “O jogo de xadrez possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo no aluno, facilita a memorização e a resolução de problemas. Um estudante bem sucedido no xadrez é um ser humano bem sucedido na vida. Além disso, a prática previne doenças neurológicas e ajuda no exercício do controle emocional”, explica Felinto.


Seja o primeiro a comentar on "Alunos participam de competição de xadrez em Água Branca"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*