Baile da terceira idade agita festeiros em Mazagão Velho

Tradicional baile atraiu idosos de Macapá e Santana. Festa aconteceu após procissão em homenagem à Santa Ana

 

Aconteceu nesta quarta-feira, 26, o tradicional Baile dos Idosos, festa dançante que integra a grade de programação da festividade de São Tiago, que acontece na vila de Mazagão Velho, distante cerca de 70 km de Macapá.

Aconteceu nesta quarta-feira, 26, o tradicional Baile dos Idosos, que integra a grade de programação da festividade de São Tiago, que ocorre vila de Mazagão Velho, distante cerca de 70 km de Macapá.

O baile foi realizado em um barracão próximo à orla da vila e contou com a presença de centenas de pessoas da capital, de Santana e da sede do município de Mazagão.

Pelo 17º ano consecutivo, a aposentada Maria Aparecida dos Santos, de 66 anos, residente no Quilombo do Curiaú, em Macapá, participa do baile. Ela é devota de São Tiago e diz que faz questão de prestigiar o evento por conta do lugar e, principalmente, dos moradores. “Aqui é uma terra de gente acolhedora”, relata.

Acompanhada por um grupo de amigos da capital, a aposentada Maria Marques, de 68 anos, pela sétima vez visitou a vila. Ela ressalta que gosta de acompanhar a batalha entre mouros e cristãos e que o baile dos idosos é um momento de descontração e de fazer novas amizades.

Ao som de músicas que marcaram época, a pista lotou de casais que relembraram, através da dança, os velhos tempos.

O aposentado Pedro Silva, de 70 anos, mora em Santana e, pela terceira vez, foi a Mazagão Velho. Ele estava com o grupo da terceira idade Vida Feliz, do município de Santana e que é coordenado pelo 4º Batalhão de Policia Militar. Acompanhado da esposa, seu Pedro aproveitou o momento e caiu na dança.

De acordo com a coordenação do Vida Feliz, mais de 100 idosos de Santana estiveram prestigiando o evento.

Outro grupo que marcou presença foi o Brilho do Sol, do bairro Nova Esperança em Macapá. A coordenadora do grupo Regiane Santos contou que levou 30 pessoas. “Vimos por que eles fazem questão de participar deste momento”, destacou.

Procissão das avós

Nesta quarta-feira é o dia de Santa Ana e a data contou com a tradicional procissão das avós. Trata-se de uma peregrinação com a imagem da santa por vias do entorno da Igreja Nossa Senhora da Anunciação. Com louvores e orações, a imagem segue seu percurso até a igreja onde recebe mais homenagens.

Segundo a aposentada Joaquina Jacarandá, de 64 anos, a procissão é realizada há muitos anos na vila. “Desde que me entendo já existe esta procissão. Eu participo para agradecer as graças que ela tem me concedido durante todos esses anos de devoção”, relatou.

Outra devota, a pensionista Adejalmarina Ferreira, de 75 anos, participa da procissão pelo quarto ano seguido. Ela mora no distrito de Fazendinha, em Macapá, e está em Mazagão para participar da festividade de São Tiago. “Estou agradecendo pela minha saúde”, ressaltou.


Seja o primeiro a comentar on "Baile da terceira idade agita festeiros em Mazagão Velho"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*