Adiado fechamento da rua Dom Pedro II, em São José, para assentamento de adutora


Foi adiado para a noite do próximo domingo, 6, o fechamento ao tráfego de veículos na rua Dom Pedro II, no final da Beira Mar de São José, já no município de Florianópolis. A alteração no trânsito será feita a partir da 0h de segunda-feira, e é necessária para a continuidade das obras de implantação da adutora de água tratada de 1.200 milímetros do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, retomadas no final de julho. O acesso à avenida Ivo Silveira deverá ser feito pela rua paralela, a Dom Pedro I, que passa a ter sentido único durante as obras. A previsão é concluir este trecho em 60 dias.

Outra frente de trabalho da adutora fechou o trânsito na rua Luiz Fagundes na Praia Comprida, em São José, esta semana. A empreiteira responsável pela obra contratada pela Casan distribuiu informes produzidos pela prefeitura municipal para informar moradores, motoristas e usuários das linhas de ônibus que passam pelo local como fica o tráfego de veículos, de acordo com o avanço da obra. As obras ao longo da Luiz Fagundes devem se estender por cerca de 120 dias.

A implantação da adutora de 1.200 mm do Sistema Integrado da Grande Florianópolis foi paralisada em 2015 devido a alterações de projeto e traçado. Com previsão de ser colocada em operação ainda neste Verão, até dezembro serão assentados os últimos 1.100 metros. Seu traçado se estende da ETA Cubatão até a entrada de Florianópolis, numa extensão de 15,6 quilômetros.

A adutora de 1.200 vai aumentar a oferta de água tratada para os bairros Serraria, Barreiros e Areias, de São José, ampliar o abastecimento da área continental de Florianópolis e regularizar a distribuição para a Bacia do Itacorubi, que abrange os bairros Itacorubi, Santa Mônica, Parque São Jorge, Jardim Anchieta e Pantanal.

“Também vai regularizar a pressão da água que vem do Flocodecantador, beneficiando São José, Florianópolis, Biguaçu e, inclusive, Palhoça, que compra água da Casan”, explica o gerente de Construção, Fábio Krieger. “Depois do Sistema Flocodecantador, esta é a obra mais importante para dar tranquilidade à operação de abastecimento da Grande Florianópolis”, resume o engenheiro.

Após a retomada da adutora de 1.200, a Casan negocia com a Prefeitura de Florianópolis para retomar a obra da adutora de 800 mm no trecho Ponte Pedro Ivo até o teatro do CIC. Investimentos que vão garantir o abastecimento de água a moradores e turistas da Grande Florianópolis pelos próximos 20 anos. As obras incluíram ainda construção do Flocodecantador na ETA Cubatão, a construção do reservatório de 3 milhões de litros em Ingleses e a substituição de toda a rede ao longo da SC-403, também no Norte da Ilha; três novos reservatórios em São José, num total de 14 milhões de litros, dos quais um já foi concluído, o outro está em obras e um terceiro em projeto final; e a construção das ETAs Sorocaba e São Miguel, em Biguaçu, além de substituições de rede em diversas localidades.

Seja o primeiro a comentar on "Adiado fechamento da rua Dom Pedro II, em São José, para assentamento de adutora"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*