Turismo Rural aquece comércio e apresenta diferentes opções de lazer para os piauienses


A feira de Turismo Rural acontece das 7h às 14h na praça da Cacimba Velha

 

 

Ascom Seplan

(Ascom Seplan)

Será realizada, neste domingo (6), mais uma edição da Feira de Turismo Rural, na praça da Cacimba Velha. Além de ter se mostrado uma geradora de renda para os trabalhadores da agricultura familiar, do artesanato e para os produtores locais, a feira também tem levado o teresinense a conhecer os encantos da zona rural, ainda pouco explorados pela maioria.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e coordenadora do Projeto de Turismo Rural no Estado, Teresinha Ferreira, a feira faz parte do projeto de fomento do turismo. “A feira está consolidando uma atividade inovadora na região, que é o empreendedorismo, a vontade da população em querer produzir e os empreendedores já estabelecidos, em querer se integrar e interagir por meio de roteiros rurais, como já é uma atividade exitosa em outros estados”, diz ela

A partir deste domingo (6), será lançada a primeira rota de Turismo Rural de Teresina, nomeada Rota do Gavião. Partindo da feira, os turistas poderão fazer uma visita exploratória a cinco propriedades rurais e conhecer um pouco das belezas e da variedade de opções de lazer da Região, que vão da gastronomia, ecoturismo, à tranquilidade do passeio no campo.

A turismóloga Natiele Oliveira destaca que a região tem um grande potencial para o turismo. “Existem vários espaços ao ar livre que a gente pode desenvolver. Áreas que não são reconhecidas ainda, mas que são áreas extremamentes importantes para a cidade, visto que nós que somos teresinenses sempre buscamos espaço de lazer, um espaço de campo, um espaço na natureza, no meio natural e o que a gente viu de potencial com esses espaços como o Araxá, que é um bike parque, dentre outros como o Titara, é que Teresina tem sim opção de lazer, que a gente pode desenvolver por meio de um turismo rural, que além de valorização da nossa vegetação, traz também uma nova opção para a região e para a cidade, visto que nós somos conhecidos por um turismo de eventos, um turismo de negócios”, explica ela.

O representante da Cooperativa de Produtores de Entre Rios, Fernando Damásio de Faria, diz ainda que a feira também fortalece o comércio na região. “Temos como objetivo fortalecer a questão da comercialização para os cooperados. Quando nós conseguimos existir juridicamente coincidiu com essa ideia que já estava andando, da Feira do Turismo Rural na Cacimba Velha, então para os cooperados é de extrema importância a gente se tornar visível e conseguir mais cooperados que são produtores rurais. Então, para nós, participar da feira é realmente importante para fortalece a cooperativa”, diz.

A Fundação Padre Antônio Dante Civiero também é parceira do projeto de Turismo Rural. “A Feira do Turismo Rural passa a ser de grande importância em dois aspectos: o primeiro, é que a Funaci trabalha no âmbito de fortalecer esse trabalho de assistência à zona rural, de modo especial aos produtores rurais com suas Escolas Famílias Agrícolas e cursos técnicos, inclusive de turismo com ênfase no turismo rural, então, para nós é uma possibilidade muito grande de estar satisfazendo algo que faz parte da sua missão. Por outro ladonos ajuda muito a divulgar os nossos trabalhos para que a gente possa atingir o público que esperamos. Então, a feira nos torna visível aos produtores rurais e aos interessados ao nosso trabalho”, diz Fernando Damásio, que também é o diretor da fazenda da Funaci.

Seja o primeiro a comentar on "Turismo Rural aquece comércio e apresenta diferentes opções de lazer para os piauienses"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*