Ações de beleza e leitura amenizam tratamento oncológico

Leituras de histórias, dicas de maquiagem e como usar lenços e bandanas. Essa é a nova rotina associada às sessões de quimioterapia de pacientes atendidas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí. A medida visa amenizar os impactos físicos e emocionais do tratamento contra o câncer, elevando a autoestima das mulheres que lutam contra a doença. As ações são coordenadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), voluntários da unidade e instituições parceiras. A equipe da Unacon também oferece leituras de contos, histórias e poesias, por meio do projeto “Ler e Renascer”, onde os colaboradores se dispõe a fazer leituras com tema escolhido pelos usuários, o que está proporcionado mais leveza ao ambiente e bem estar dos usuários. FOTO: ASCOM / UNACON DATA: 08.08.2017 TUCURUÍ - PARÁ

Leituras de histórias, dicas de maquiagem e como usar lenços e bandanas. Essa é a nova rotina associada às sessões de quimioterapia de pacientes atendidas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí. A medida visa amenizar os impactos físicos e emocionais do tratamento contra o câncer, elevando a autoestima das mulheres que lutam contra a doença.

As ações são coordenadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), voluntários da unidade e instituições parceiras. A equipe da Unacon também oferece leituras de contos, histórias e poesias, por meio do projeto “Ler e Renascer”, onde os colaboradores se dispõe a fazer leituras com tema escolhido pelos usuários, o que está proporcionado mais leveza ao ambiente e bem estar dos usuários.

Já as dicas de maquiagem são dadas pela maquiadora Yone Guimarães, que foi até a sede da Unacon ensinar os truques para melhorar a aparência e dar um aspecto mais jovial e saudável. As usuárias de vários municípios que recebem tratamento na Unacon aprovaram a ação.

De acordo com a coordenadora do NEP, Daniela Pereira, essas ações são fundamentais para dar mais leveza à rotina durante o tratamento dos vários tipos de cânceres. Dos atendidos na unidade, os mais recorrentes, de janeiro e junho, foram da próstata, mama e cólon (parte central do intestino grosso).

Sobre o projeto “Ler e Renascer”, Daniela esclarece que o tema escolhido da semana foi do livro ” No final do Corredor”, da autora Ana Coradazzi, que trata de historias reais, cujos personagens principais, de carne, osso e coração, passaram pela complexa experiência de lidar com o diagnostico do câncer.

“No entanto, ao contrário do que se possa esperar, o teor dos textos está longe de ser sombrio ou dramático, revelando o olhar delicado e o profundo respeito com que a autora, médica oncologista, enxerga seus pacientes”, explicou.

O serviço da Unacon, implantando em abril do ano passado, garante o atendimento especializado para cerca de 1 milhão e 80 mil habitantes daquela região do Pará, que têm à disposição assistência de segunda a sexta, por meio de consultas médicas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica, exames auxiliares de diagnóstico e tratamento, como: análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tratamento quimioterápico. A partir do segundo semestre também estarão em funcionamento os setores de radioterapia e braquiterapia.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Seja o primeiro a comentar on "Ações de beleza e leitura amenizam tratamento oncológico"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*