Semana da Juventude leva feira das profissões às comunidades no estado

O Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro vai receber a Feira das Profissões neste sábado (12) - Foto: Pedro Belo Garcia/Especial Palácio Piratini 

A palavra-chave é aproveitar. A Semana Estadual da Juventude vai movimentar várias cidades gaúchas até o dia 19 de agosto, oferecendo atividades para todos os gostos, desde a diversão até oportunidades de emprego. A ação do governo do Estado integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e abraça o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

Especialmente nos Centros da Juventude – que reduzem a violência entre jovens com inclusão social -, o público terá acesso a seminários, Feira das Profissões, agências do Sine Móvel e do Senac. Em parceria com ONGs locais, as unidades oferecem cursos de qualificação, esporte, cultura e lazer aos moradores de 15 a 24 anos. São quatro centros em Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta), um em Alvorada e um em Viamão.

Durante a Semana da Juventude, também estarão à disposição torneios de futebol, fóruns sobre sexualidade e vocação profissional, intermediação de vagas de emprego e encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, os projetos sociais dão certo porque o governo ouve e respeita as comunidades. “Isso é inclusão. Não tem nada imposto, é tudo construído com diálogo e participação dos moradores. Por isso, acreditamos que vamos atingir nosso objetivo de construir uma cultura de paz”, afirmou.

Para o diretor de Políticas para a Juventude, Ricardo Bassi, o mais importante é oferecer oportunidades. “Queremos que a gurizada veja que existem muitos caminhos longe da violência e da criminalidade. Vamos ajudá-los a encontrar estas portas. O conhecimento dos especialistas e parceiros que estão com a gente na Semana da Juventude vai facilitar muito”, acrescentou Bassi.

Fique atento

Cada um dos seis Centros da Juventude vai receber a Feira das Profissões e o Sine Móvel em um dia diferente, com atividades durante a manhã e a tarde:

10/8 – Viamão (Escola Estadual Anna Jobim)

11/8 – Porto Alegre/Cruzeiro (Colégio Estadual General Álvaro Alves da Silva Braga)

12/8 – Porto Alegre/Lomba do Pinheiro (Instituto Cultural São Francisco de Assis)

17/8 – Porto Alegre/Rubem Berta (Vida Centro Humanístico)

18/8 – Porto Alegre/Restinga (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)

19/8 – Alvorada (CRAS CEDRO)

Programação de 7 a 12 de agosto

Programação de 14 a 21 de agosto

Seja o primeiro a comentar on "Semana da Juventude leva feira das profissões às comunidades no estado"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*