Governadora faz vistoria no HGR e anuncia melhorias

A governadora Suely Campos fez uma inspeção no Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento, nesta quarta-feira (09) e determinou a inclusão de mais serviços de acolhimento para as pessoas com câncer atendidas pela Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). Os pacientes com dificuldade de locomoção contarão com uma van para transporte de suas casas até a unidade para realizar as sessões de quimioterapia. Além disso, as equipes médicas terão um carro exclusivo para a realização de visitas domiciliares aos pacientes que estão recebendo cuidados paliativos.

Após vistoriar a unidade, Suely conversou com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Na Unacon, Suely verificou a estrutura física da unidade, que já teve a área de ambulatórios reformada e agora está com a enfermaria feminina em obras. “Essas obras foram pontuais, mas nós já temos um projeto para reformar todo o bloco A do HGR, para implantar a Unacon, ampliando ainda mais os serviços desta que é a principal instituição para tratamento do câncer em Roraima. Com isso, vamos poder atender mais e melhor a população que precisa deste serviço. O projeto está na Caixa e vamos pedir celeridade”, disse.

Durante a visita, o coordenador da Unacon, Anderson Benetta, apresentou o projeto do novo bloco de oncologia, e também discutiu com a governadora a implantação do serviço de radioterapia no Estado, que está sendo conduzido pelo Governo Federal.

“O apoio do governo tem sido fundamental para melhorar o atendimento oncológico. Em 2015, a Unacom estava desestruturada, mas a governadora Suely Campos disponibilizou todo o apoio para garantir o atendimento aos pacientes com câncer. Em 2014, por exemplo, foram realizados 16.856 atendimentos e em 2016, aumentamos para 21.821. Hoje, contamos com uma equipe de 19 médicos e 16 profissionais de diversas especialidades, e fazemos o atendimento ambulatorial, cirúrgico, de quimioterapia e cuidados paliativos, além de atuar na pesquisa da doença”, pontuou o coordenador.

Em várias audiências realizadas com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, Suely Campos tem reiterado a importância da celeridade na implantação do serviço em Roraima, o que além de gerar uma economia de recursos públicos, será benéfico para os pacientes que poderão obter seu tratamento sem se afastar de seus lares. Do total de concessões de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), 90% são para radiologia. Os demais procedimentos são feitos pela Unacon.

MAIS ATENDIMENTOS – Graças ao aumento na equipe e ampliação no número de consultórios, a Unacon fechou 2016 com 22 mil atendimentos, um crescimento de 72% em relação a 2014 e quase o dobro que a produção de 2013, quando houve 12 mil atendimentos. A unidade não possui filas para os procedimentos de quimioterapia e todas as cirurgias oncológicas são realizadas em até 60 dias. A meta é novamente dobrar o número de atendimentos com a estrutura nova. Até junho deste ano, já foram realizadas 682 sessões de quimioterapia e 294 cirurgias oncológicas.

A unidade dispõe de 8 leitos femininos e 7 masculinos, além de dois leitos de isolamento. Com a inauguração do anexo do HGR, que está em construção, a Unacon passará a ocupar todo o bloco A, ampliando a oferta de leitos em torno de 40 a 45.

A Unacon faz cirurgias oncológicas, cirurgia plástica reconstrutora da mama, quimioterapia e oferece serviço de cuidados paliativos e visita domiciliar a pacientes fora de possibilidades terapêuticas, com grupos de apoio para familiares e acompanhantes, com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiros.


Seja o primeiro a comentar on "Governadora faz vistoria no HGR e anuncia melhorias"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*