Alunos da rede pública são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática


Entre menções honrosas e medalhas de ouro, prata e bronze, 844 estudantes do DF foram homenageados em cerimônia nesta terça-feira (15)

A Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiou, nesta terça-feira (15), 844 estudantes vencedores da edição de 2016. A cerimônia foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.

Para Rollemberg, é gratificante ver o sucesso de um projeto que se iniciou em 2005 como desafio. “Na vida pública, nada dá mais prazer do que uma realização que se mostra sustentável ao longo do tempo”, observou ele.

O governador disse lembrar quando o Ministério da Ciência e Tecnologia lhe deu a tarefa de organizar a primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “Parecia impossível para um País com as dimensões do Brasil”, recordou.

Na ocasião, Rollemberg era o secretário nacional de Inclusão Social da pasta. Nesses 12 anos, a competição cresceu e já reúne quase 20 milhões de alunos engajados em matemática por edição.

O governador Rollemberg participou da cerimônia de entrega da premiação nesta terça-feira (15)

O governador Rollemberg participou da cerimônia de entrega da premiação nesta terça-feira (15). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

 

“É através da matemática que nós vamos formar cientistas, engenheiros, matemáticos. São profissões essenciais para o País que quer desenvolver tecnologia”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

“Nós temos observado o grande interesse pela olímpiada. É através da matemática que nós vamos formar cientistas, engenheiros, matemáticos. São profissões essenciais para o País que quer desenvolver tecnologia.

Rollemberg foi saudado pelo aluno Lucas Ribeiro de Nascimento Leite, de 14 anos, do Centro de Ensino Fundamental 15, de Taguatinga.

Em sua terceira participação na competição, o estudante recebeu menção honrosa na segunda etapa do teste. “A olímpiada é onde eu posso colocar todo o conhecimento em prática. Mesmo com a menção honrosa, essa oportunidade é muito importante para mim”, relatou.

Os brasilienses conquistaram 177 medalhas na competição da qual participaram 18 milhões de estudantes de todo o Brasil. Durante a solenidade, foram entregues 14 medalhas de ouro, 52 de prata e 111 de bronze. Os outros 667 receberam menções honrosas por terem se classificado na segunda etapa do teste.

O coordenador da olímpiada pela Secretaria de Educação, Reginaldo Ramos de Abreu, comemorou a conquista dos alunos. “Brasília está em festa. Foram 18 milhões de estudantes concorrendo no País inteiro, e vocês chegaram lá, parabéns a todos.”

Além das homenagens aos alunos, 18 professores e 22 escolas foram premiadas pelos resultados dos seus estudantes. Entre os itens entregues às unidades de ensino estão kits esportivos e de material didático.

Seja o primeiro a comentar on "Alunos da rede pública são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*