Polícia Civil deflagra operação contra crimes de estelionato e extorsão via internet

A Operação Profile tem o objetivo de combater crimes de estelionato, extorsão e falsidade ideológica praticados na internet - Foto: Divulgação/Polícia Civil


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), desencadeou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Profile, para combater crimes de estelionato, extorsão e falsidade ideológica praticados na internet.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a DRCI recebeu a informação de que um perfil criado em uma rede social estaria sendo utilizado para, inicialmente, oferecer serviços de recuperação de motos e veículos. Após o contato com vítimas de furtos e roubos, e mediante ameaça, elas eram extorquidas.

“Durante a investigação, verificou-se que a imagem da Polícia Civil estaria vinculada ao perfil social, o que induzia as vítimas ao erro, já que não desconfiavam se tratar de um golpe. Assim, acabavam fornecendo informações e dados pessoais via WhatsApp”, contou o delegado. A investigação chegou aos imóveis de pessoas relacionadas com a criação do perfil social e com diversos acessos.

Na ação desta manhã, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Novo Hamburgo, com a finalidade de apreender equipamentos eletrônicos e verificar a procedência das redes de dados identificadas. Foram apreendidos celulares e notebooks, que passarão por perícia técnica.

Seja o primeiro a comentar on "Polícia Civil deflagra operação contra crimes de estelionato e extorsão via internet"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*