FCecon realiza ação alusiva ao ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza, nesta terça-feira, 29, das 7h às 9h30, uma série de atividades recreativas e educativas, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado na data. A abordagem acontece na Escola Municipal Elvira Borges, na rua Vinte e Três de Dezembro, Compensa, zona Oeste de Manaus. A expectativa é que pelo menos 170 pessoas, entre alunos e professores, participem da ação, coordenada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc-FCecon).

Segundo a última pesquisa Vigitel (por inquérito telefônico), encomendada em 2016, pelo Ministério da Saúde, Manaus figura em 23° colocada, entre as 26 capitais mais o Distrito Federal, em percentual de fumantes adultos, com 5,6% da população com mais de 18 anos consumindo tabaco. O número ainda preocupa especialistas.

O diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, ressaltou que a criação da data teve como principal objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. “Além das doenças cardiovasculares, o cigarro também está associado diretamente a diversos tipos de câncer, como o de pulmão, traqueia, boca, estômago e bexiga. Depois do envelhecimento, ele é o principal fator de risco isolado para as neoplasias malignas. Então, precisamos investir em ações como essa, que levem informação de qualidade à população”, destacou.

De acordo com a projeção mais recente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão subordinado ao Ministério da Saúde (MS), os cânceres de traqueia, brônquio, pulmão, estômago, cavidade oral, laringe, bexiga e esôfago, devem registrar, juntos, 980 casos no Amazonas, em 2017, quase 19% de todos os diagnósticos de neoplasias malignas previstos para o Estado.

O dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado há 31 anos (1986), através da Lei Federal 7.488, que inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Segundo a enfermeira oncológica Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica, o tema trabalhado neste ano, conforme orientação do Inca, é bem objetivo: ‘Cigarro Mata’. De acordo com a coordenadora, abordagens como essa, em escolas públicas, têm se tornado cada vez mais frequentes, já que o tabagismo atrai não só adultos, mas, principalmente, jovens. Por isso, a conscientização deve ocorrer da forma mais precoce possível.

“O cigarro mata anualmente cerca de cinco milhões de pessoas. Precisamos criar agentes multiplicadores, que levem para dentro de casa, a informação sobre os malefícios do cigarro, que geram custos altíssimos à saúde, inclusive, superiores ao faturamento das empresas que comercializam o tabaco”, relatou. Na ocasião da atividade na escola municipal, em Manaus, o coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, cardiologista Aristóteles Alencar, fará uma palestra aos alunos, abordando os principais pontos negativos associados ao hábito tabágico. Também participarão da ação, voluntários da ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Seja o primeiro a comentar on "FCecon realiza ação alusiva ao ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*