Mais de 250 mil estudantes participam do ‘Simulado Mais Ideb’ nesta quinta-feira (31)

O primeiro ‘Simulado Mais Ideb’ foi aplicado no dia 13 de junho e contou com a participação de mais de 70 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio nos 217 municípios maranhenses. . (Foto: Divulgação)


Mais de 250 mil estudantes da rede estadual de ensino estão mobilizados para o ‘Dia D do 2º Simuladão Mais Ideb’, que acontece nesta quinta-feira (31), em 189 municípios de 17 Unidades Regionais de Educação (URE’s). O simulado consiste na avaliação diagnóstica para levantamento das aprendizagens devolvidas e consolidadas pelos estudantes da rede estadual de ensino.

A ação é parte do Plano Mais Ideb – um conjunto de estratégias criado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de melhorar a qualidade educacional maranhense expressa na elevação dos indicadores.

Contemplado no eixo ‘Acompanhamento Pedagógico do Rendimento’, o simulado tem o objetivo de avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o Enem.

As provas serão realizadas em todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual nos 217 municípios maranhenses. No total, 290 mil estudantes das três séries do Ensino Médio Regular estão aptos a fazerem as provas.

A aplicação do ‘Simulado Mais Ideb’ terá uma dinâmica similar à Prova Brasil. Os cadernos de provas estão divididos em quatro blocos, sendo os dois primeiros de Matemática e os demais, de Língua Portuguesa. Cada bloco contém 10 questões.  O estudante terá um tempo de 2 horas e 40 minutos para responder as provas, sendo que o tempo destinado à resolução de cada bloco será de 30 minutos, seguidos de mais 10 para marcação do caderno de resposta.

O primeiro ‘Simulado Mais Ideb’ foi aplicado no dia 13 de junho e contou com a participação de mais de 70 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio nos 217 municípios maranhenses.

Assim como no primeiro, o 2º Simuladão Mais Ideb valerá nota para os estudantes e o resultado será apresentado na forma de boletim de desempenho estadual e por regional com a indicação dos percentuais de acerto por item/habilidade para reflexão e definição de uso pedagógico adequado ao resultado encontrado.

As primeiras provas do 2º Simuladão Mais Ideb

Nesta quarta-feira (30) fizeram as provas do Simulado Mais Ideb estudantes dos municípios de Afonso Cunha, Coelho Neto e Duque Bacelar (URE Caxias), Araioses (URE de Chapadinha), Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Timbiras (URE de Codó), Tuntum, Governador Eugenio Barros e Senador Alexandre Costa (URE Presidente Dutra).

Nesta sexta-feira (1º) as provas serão aplicadas para estudantes dos municípios: Campestre e Lajeado Novo (URE de Imperatriz). Já para os estudantes dos municípios de Anajatuba, Belágua, Cantanhêde, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Vargem Grande (URE de Itapecuru), o Simuladão será realizado no segunda-feira (4).

Correção

A correção das provas acontece no período de 1º a 8 de setembro. As escolas farão a correção das planilhas, apuração e lançamento dos resultados no Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (SIAEP) para realização de análise, elaboração e divulgação dos boletins de desempenho.

Aulão Mais Ideb – reforço para o Enem

Além do ‘Simuladão Mais Ideb’, a Seduc está mobilizando as escolas da rede estadual para realizar os chamados ‘Aulões Mais Ideb’, que têm como objetivo reforçar a aprendizagem e a preparação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fortalecer as ações do Plano Mais IDEB.

O 1º ‘Aulão Mais IDEB’ foi realizado no último sábado (26), em diversas regionais do estado, voltado para estudantes do 3° ano do Ensino Médio. A ação foi realizada em todos os polos da capital maranhense e em outras quatro regionais de educação do Estado, envolvendo aproximadamente 8 mil estudantes.

Os Aulões Mais IDEB serão ministrados por professores do quadro efetivo da Seduc, que participaram dos dois momentos do processo de formação continuada oferecidas por esta Secretaria. A ação será realizada durante os próximos sábados até o mês de outubro.

Seja o primeiro a comentar on "Mais de 250 mil estudantes participam do ‘Simulado Mais Ideb’ nesta quinta-feira (31)"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*