Secretaria de Cultura participa de lançamento de campanha pelo desenvolvimento cultural brasileiro


Manifesto foi entregue ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em Brasília

Os integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados se reuniram no início desta semana, em Brasília, com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para lançar a campanha “Quero Cultura”.

A reunião contou com o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Irineu Fontes, entre mais de 50 das maiores autoridades da gestão cultural do Brasil de todas as regiões. O manifesto, entre outros objetivos defende o desenvolvimento cultural brasileiro e a integralidade do Ministério da Cultura. “Neste momento de crise, pelo qual o país, um dos primeiros setores a ser afetado é a cultura. Por isso, precisamos nos unir para lutar pela preservação e atividades desta área, que é a essência da nossa identidade e história”, afirmou Irineu.

Para o presidente do Fórum de Secretários de Cultura, Fabiano Piuba, a reunião mostra grande articulação política e institucional para o fortalecimento de ações integradas de cultura para o âmbito nacional. “Buscamos intercâmbios e sinergias para aprimorar as políticas, mas também para uma interlocução com o MinC em uma via de mão dupla: como podemos pautá-lo e como o Ministério pode nos pautar de temas relevantes. Foi assim que chegamos à construção deste documento, para avançarmos nos temas mais caros à cultura do pais”, reforçou.

O presidente do Fórum Nacional de Gestores das Capitais e Municípios, Vinicius Palmeira acredita que é importante que o MinC se sensibilize para as reivindicações de quem está fazendo gestão cultural na ponta, nos estados e municípios. “Estamos no dia a dia com aqueles que lutam e sentem cultura na alma. Trazemos esta mensagem de vivacidade preocupados com o destino da cultura do nosso país, tão ameaçado. Estamos aqui porque temos esperança de que podemos avançar”, disse.

Entre os pontos destacados na carta estão o fortalecimento do perfil técnico e valorização do servidor do MinC, a regularização do Sistema Nacional de Arte e Cultura e do programa Cultura Viva (os pontos e pontões de cultura), além do PAC Cidades Históricas. Também estão na pauta de preocupações dos dirigentes de cultura a consolidação de políticas de produção, renovação da Lei do Audiovisual e apoio ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) para a gestão pública da cultura com abertura à participação social.

Ao receber a carta, o ministro Sá Leitão destacou o interesse do MinC em caminhar em sintonia com os gestores municipais e estaduais de cultura. “Há uma afinidade de visão muito grande com aquilo que estamos trabalhando hoje na pasta”, garantiu. Para ele, o foco central da atuação do governo federal na área da cultura está na capacidade do setor em gerar emprego e renda: “As atividades culturais e criativas são o vetor para a superação da crise econômica”.

Seja o primeiro a comentar on "Secretaria de Cultura participa de lançamento de campanha pelo desenvolvimento cultural brasileiro"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*