Moradores comemoram início das obras de pavimentação da RO-005


Na última segunda-feira (28) o  governador Confúcio Moura assinou a ordem de serviço dando inicio a tão esperada pavimentação da RO-005, conhecida como Estrada da Penal, em Porto Velho.

A pavimentação da estrada que dá acesso há várias comunidades, como Terra Santa, Cujubim, Aliança e também aos distritos do médio e baixo Madeira (região ribeirinha), como São Carlos, Nazaré e Calama, e já era uma antiga reivindicação dos moradores dessas localidades.

Lenir Barbosa é presidente da comunidade Terra Santa, que existe desde 2002 e está localizada no inicio da RO-005, onde atualmente residem cerca de 400 famílias. Lenir conta sobre os problemas enfrentados pelas famílias, por não haver asfalto. “Todos os anos temos um grande número de crianças e idosos doentes, com problemas respiratórios devido a grande quantidade de poeira inalada no período do verão amazônico, e nos últimos anos, com o aumento do número de carretas trafegando durante todo o dia e a noite, esses problemas só aumentaram”, desabafou Lenir, que agora comemora o asfalto que o Governo de Rondônia está levando para a RO-005.

“Só temos que comemorar agora, porque esse asfalto irá trazer mais qualidade de vida, não só para a nossa comunidade, mas para todas as outras da Estrada da Penal”, declarou.

Antônio dos Santos mora há mais de 40 anos no distrito de São Carlos, ele é servidor público e todos os dias trafega na estrada para ir trabalhar no centro da capital. Antônio comenta que mesmo que nessa primeira etapa o asfalto ainda não chegue até São Carlos, o trecho que será pavimentado já vai ajudar bastante na trafegabilidade e também a diminuir um pouco a poeira. “Já é o inicio da resolução de problemas que enfrentávamos há muitos anos. Agradecemos a sensibilidade do governador Confúcio pela iniciativa dessa obra”, declarou.

Nesta sexta-feira (01) o maquinário da Amil Construtora, empresa que ganhou a licitação para executar a obra, está trabalhando na abertura do caminho de serviço que corresponde ao desvio na estrada em obra, com a finalidade de desviar o tráfego para que a empresa possa trabalhar na estrada que será pavimentada e a pista não fique interditada aos usuários.

“Nesta primeira etapa do projeto foi licitado um lote para a pavimentação de 16 quilômetros. Há ainda um trecho de 12 quilômetros, que está em fase de licitação. Os 31 quilômetros de asfalto devem estar prontos até o final do próximo ano”, frisa o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva.

Seja o primeiro a comentar on "Moradores comemoram início das obras de pavimentação da RO-005"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*