Semana do Peixe incentiva o consumo do pescado em todo o país

Criação de tilápias na cadeia produtiva do peixe - Divulgação/Seapa


Campanha começa nesta sexta-feira (1/9), com programação diversificada em todo o estado. Ação vai até o dia 15 de setembro

A partir desta sexta-feira (1/9), começa em todo o país a XIV Semana do Peixe, com o tema “Saúde e Sabor”. A campanha nacional reúne a cadeia produtiva do setor e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além das instituições que integram o programa + Gastronomia.

O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

A campanha incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações.

“Estamos felizes em participar pelo terceiro ano consecutivo da Semana do Peixe. Nesta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) ampliou sua atuação para fomento da cadeia produtiva do pescado com várias ações na capital e no interior de Minas Gerais. Essa mobilização do Governo de Minas Gerais, em parceria com diversas instituições envolvidas nessa cadeia produtiva, é importante para garantir mais acesso da população ao pescado e também gerar emprego e renda no setor, além de promover uma alimentação saudável e nutritiva para mineiros e mineiras”, diz o secretário da Seda, Professor Neivaldo.

Prato à base de Tilápia: “Tilápia ao pesto de folhas de cenoura e beterraba” – Crédito: Divulgação/Seapa

Minas Gerais ocupa o 9º lugar na produção nacional aquícola, com volume aproximado de 26 mil toneladas de pescados por ano, sendo que a tilápia responde por mais de 90% do volume total.

Além disso, o estado é referência nacional na criação de peixes ornamentais (que já são exportados até para o Japão) e acompanha a tendência nacional de crescimento da atividade aquícola.

“A produção de tilápias foi a atividade agropecuária que mais cresceu em Minas com aumento de 38% enquanto a produção de carne bovina, por exemplo, registrou crescimento de 0,26% em 2015 na comparação com o ano anterior. Minas Gerais ainda tem um grande potencial de crescimento na atividade”, afirma o secretário da Seapa, Pedro Leitão.

Extensão e Pesquisa

A Emater-MG desenvolve uma série de trabalhos com piscicultores do estado. As ações da empresa consistem em auxiliar na organização da cadeia produtiva, no manejo sustentável da atividade econômica e dos campos da produção. A empresa também presta assistência no acesso ao crédito e às demais políticas públicas e parcerias privadas que garantam o crescimento e desenvolvimento da atividade em Minas Gerais.

“O pescado é uma proteína importante para segurança alimentar e nutricional. A piscicultura é ainda uma atividade relevante na geração de renda para muitas famílias. Por isso, a Emater-MG incentiva a produção sustentável de peixes, orientando produtores e beneficiadores quanto ao manejo correto, oportunizando o acesso ao crédito e à comercialização, além do suporte para regularização ambiental e sanitária. Trabalho que também reflete na qualidade do alimento que chega à mesa dos consumidores”, destaca o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

As pesquisas em piscicultura realizadas pela Epamig incluem a avaliação zootécnica de espécies nativas de importantes bacias de Minas Gerais; seleção e melhoramento de espécies; e diagnósticos sobre os principais polos de produção. Também são avaliados os impactos ambientais e econômicos causados pelos diferentes sistemas de produção, especialmente de tilápia do Nilo, a principal espécie cultivada no estado.

A Unidade de Pesquisa de Piscicultura em fluxo contínuo de água, em Felixlândia (Território Oeste), está em fase final de implantação e o Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Leopoldina (Território Mata) foi inaugurado em abril.

A campanha nas escolas

A conscientização do público infanto-juvenil é parte fundamental nesse processo e integram as atividades da XIV Semana do Peixe no estado. Segundo o diretor-geral, Marcílio Magalhães, técnicos do IMA vão visitar cerca de 86 escolas da rede municipal, estadual e particular em todo estado, que integram o Projeto Sanitaristas Mirins.

“Mais de três mil alunos e professores receberão palestras sobre aquacultura e os benefícios do consumo da carne de peixe, além de temas relacionados à educação sanitária”, explica.

Durante os 15 dias de vigência da campanha, estão sendo programadas, em todo estado, várias ações de incentivo ao consumo de pescado: aulas gourmets abertas ao público com a preparação e degustação de pratos à base de pescados, a exposição de peixes ornamentais, comercialização de pescados na rede varejista, bares e restaurantes com preços promocionais.

Sobre o Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

O programa se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Programação da XIV Semana do Peixe – 1 a 15 de Setembro – Minas Gerais

Belo Horizonte

5/9 – Aula Temática – Semana do Peixe – 14h às 16h – Cozinha Escola Mineiraria – Mercado Central

6/9 – Aula Temática – Semana do peixe – 14h às 16h – Cozinha Escola Mineiraria – Mercado Central

12/9 – Aula Temática – Semana do peixe – 14h às 16h – Cozinha Escola Mineiraria – Mercado Central

12/9 –  Quermesse da Oca – Cozinha Show com a presença de chefes de cozinha e produtores – a partir das 18h

13/9 – Aula Temática – Semana do peixe – 14h às 16h – Cozinha Escola Mineiraria – Mercado Central

13/9 – Oferta de pratos de pescados a preços promocionais. Local: Incontrês

14/9 – Palestra sobre os temas piscicultura, aquaponia e o peixe na gastronomia – 19h às 22h – Auditório UNA Unidade João Pinheiro II

15/9 – Atividades na Cidade Administrativa
11h às 14h – Cozinha Show e Oficina do peixe, com preparo de pratos e degustação com o chef Edson Puiati
– Edição especial da Feira da Agricultura Familiar da Cidade Administrativa, atração cultural, sorteio de brindes e exposição de aquários com peixes ornamentais e de corte

Interior

Sete Lagoas – (1/9) – Povoamento de alevinos em Unidade de Recirculação de água para produção de peixes em Projeto social na APAC (em caráter experimental), com apoio da Epamig

Santa Vitória – (2/9) – Torneio de pesca esportiva

São Romão – (3/9) – Palestra Educativa na sede da Colônia Z22.
(15/9) – Caminhada Ecológica (Limpeza na área urbana ao longo do Rio São Francisco) – Concentração: Colônia Z 22

Laranjal – (5/9) – Diagnóstico piscicultura (Projeto reativação econômica pescadores e agricultores atingidos) e palestras sobre manejo piscicultura e consumo pescado com o técnicos da Emater-MG;

Carmo do Rio Claro – (6 a 9/9) – Curso sobre processamento de pescados (Senar) e a apresentação dos pratos nos food trucks;

Morada Nova de Minas – (7 e 8/9) – Festival da Tilápia;

Lagoa da Prata – (7 a 9/9) – Festival do Peixe, através de articulação da Colônia Z30 e Prefeitura Municipal;

Ribeirão das Neves – (11/9) – Roda de Conversa: Consumo de Pescado por meio do Banco de Alimentos;

Contagem – (12/9) – Visita à Cooperativa de Aquicultura e Minas Gerais – Piscicultores Familiares do município;

Buritizeiro – (13 a 13/9) – Torneio de pesca e eventos de incentivo ao consumo do pescado;

Buritizeiro – (13 a 16/9) – Torneio de Pesca e eventos de incentivo ao consumo de pescado no município, com articulação da Colônia de Pescadores, Emater-MG e prefeitura;

Uberlândia – (18/9) – II Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo;

Outras ações – Campanhas de mobilização e fomento à cadeia produtiva do pescado junto ao comércio, escolas e consumidores nos municípios de Bocaiuva, Cássia, Governador Valadares, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Nanuque, Pirapora e Santa Vitória. Descontos e promoções de pescado em vários pontos do comércio varejista, bares e restaurante de Belo Horizonte, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Seja o primeiro a comentar on "Semana do Peixe incentiva o consumo do pescado em todo o país"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*