Desfile cívico-militar celebra Independência do Brasil


Para celebrar os 195 anos da Independência do Brasil, instituições desfilarão na capital paraense nesta quinta-feira, 7 de setembro. A organização do evento, neste ano, é de responsabilidade do Comando Militar do Norte (CMN), em conjunto com o Governo do Estado e demais Forças Armadas e Auxiliares, além de órgãos públicos. A cerimônia terá início às 9h da manhã, na avenida Presidente Vargas.

Pelo Comando Militar do Norte participam do desfile cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), escola responsável pela formação dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro, trajando uniforme histórico. Também integram o momento cívico-militar alunos do Colégio Militar de Belém, instituição de ensino inaugurada em 12 de janeiro de 2016, que atende a filhos de civis e militares.

Estará presente também o grupamento feminino, que representa o aumento da presença da mulher no Exército Brasileiro e que a partir deste ano incorpora as primeiras alunas na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, único acesso à Aman. Ao todo, a força terrestre emprega mil militares e 20 viaturas, divididos em 24 grupamentos. Desfilará, também, a convite do Exército Brasileiro, uma representação de 15 militares do regimento da Legião Estrangeira, que tem sua sede em Cayena.

Marinha do Brasil

O contingente de desfile da Marinha será constituído por um pelotão de membros da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e quatro Companhias, num total de 474 militares, além de seis meios da Força: uma lancha de ação rápida, uma embarcação de transporte de tropas, uma embarcação para patrulha naval tipo “Jet Ski”, uma lancha de sondagem, uma lancha de assistência social e uma lancha de assistência social oceânica.

O comando do desfile contará com um destacamento de 11 militares da Marinha Nacional da França, que servem na Guiana Francesa, e outro, feminino, com 109 mulheres, entre oficiais, alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e praças, que atuam na área do Comando do 4º Distrito Naval.

Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) desfilará na Avenida Presidente Vargas com cerca de 900 militares, homens e mulheres, banda de música e cães de guerra, totalizando nove grupamentos. A Escola Tenente Rêgo Barros, tradicional na aprovação de estudantes em exames e competições nacionais estudantis, também participa com alunos integrando a tropa da Aeronáutica.

Os militares pertencem a organizações e esquadrões aéreos subordinados ao Primeiro Comando Aéreo Regional (I Comar), há 76 anos cumprindo a missão da FAB na Amazônia, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional.

Polícia Militar do Pará

A Polícia Militar participa do desfile com 453 integrantes. Serão 42 viaturas com 84 policiais em 18 linhas e 342 militares a pé, divididos em: Banda de Música, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Choque, Comando de Policiamento Ambiental, Companhia Fluvial, Companhia de Policiamento Escolar, Companhia de Policia Turística, Ciepas, Companhia Operações Especiais e Companhia de Policiamento com Cães.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) participará do tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de setembro com 367 bombeiros e pelotão motorizado com 38 viaturas operacionais da corporação. Também participarão do desfile os alunos do Programa Escola da Vida e a Banda do CBM. O pelotão motorizado estará composto pelas viaturas Auto Bomba Tanque, Auto Tanque, Auto Busca e Salvamento, Unidade Resgate, Moto aquática, Auto Tanque Pipa, Auto plataforma mecânica, lanchas de resgate e Jeeps marruá.

Em virtude do desfile, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) comunica que fica proibido o estacionamento nas vias onde serão a concentração, desfile e dispersão. A interdição passa a valer de 0h de quinta-feira, 7, e segue até às 15h do mesmo dia. Entre as vias interditadas estão a Avenida Presidente Vargas, no perímetro entre Marechal Hermes e Gama Abreu; Serzedêlo Corrêa, entre Gama Abreu e Gentil Bittencourt; e Gentil Bittencourt, entre Serzedêlo Corrêa até a Alcindo Cacela.

Seja o primeiro a comentar on "Desfile cívico-militar celebra Independência do Brasil"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*