Poderoso Furacão Irma, de categoria 5, atravessa Ilha de Barbuda

Esta imagem de luz visível do furacão Irma foi capturada pelo satélite GOES East da NOAA, uma vez que fortaleceu um furacão de Categoria 5 no Oceano Atlântico Central em 5 de setembro às 7h45 da manhã (1145 UTC). Créditos: NASA / NOAA GOES Project
O olho do Furacão Irma atravessou nessa quarta-feira (6) a Ilha de Barbuda, com efeitos “potencialmente catastróficos” na região e no restante das Pequenas Antilhas, em Porto Rico, na República Dominicana e em outras áreas do Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

De categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson, o Irma cruzou Barbuda por volta das 2h (hora local), com ventos máximos de 295 quilômetros por hora (km/h).

Agora, o Irma avança para o norte-noroeste, a uma velocidade de 24km/h, e fica 10 quilômetros ao Norte de Barbuda e a 65 quilômetros ao Norte de Antígua.

Em Barbuda, vivem 1.645 pessoas e há 545 moradias, de acordo ao último censo de 2011.

Segundo o padrão de trajetória traçado pelo NHC, após atravessar as Pequenas Antilhas o furacão, considerado extremamente perigoso, passará perto ou apenas ao Norte de Porto Rico, hoje por volta do meio-dia.

Depois de Porto Rico, o Irma passará provavelmente pelo Norte da República Dominicana, as Bahamas, o Norte de Cuba e chegará à Flórida no fim de semana.

Com algumas oscilações, os meteorologistas preveem que o Irma se mantenha em categoria 4 ou 5 nas próximas 48 horas.

O Irma é o furacão mais intenso formado no Atlântico desde o Allen, que em 1980 atingiu ventos máximos de 305km/h.

Papa muda rota de voo para evitar furação Irma

O avião que levará nesta quarta-feira (6) o papa Francisco, de Roma até Bogotá, modificará sua rota para evitar o furacão Irma, de categoria 5 e situado atualmente sobre as Pequenas Antilhas, informou hoje o Vaticano.

O voo AZ4000, da companhia aérea Alitalia, tem previsão de decolar por volta das 11h (hora local), do Aeroporto de Fiumicino, em Roma.

A bordo, além do pontífice, viajam cerca de 20 pessoas da delegação pontífice e 71 jornalistas.

O papa tem previsão de chegar na capital colombiana às 16h30 (horário local, 18h30 de Brasília) e onde ficará até o dia 10 e visitará Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena das Índias.

Seja o primeiro a comentar on "Poderoso Furacão Irma, de categoria 5, atravessa Ilha de Barbuda"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*