Filhote de raposa é resgatado pelo Batalhão Ambiental

O filhote estava debilitado, apresentava uma lesão em uma das patas traseiras, que dificultava sua locomoção. - Foto: Arquivo/Batalhão Ambiental

O animal estava em meio a madeiras transportadas por carreta e agora recebe cuidados do Ibama

 

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá realizou na manhã do feriado de 13 de Setembro o resgate de um filhote de raposa. O animal, uma fêmea, estava na carroceria de uma carreta de transporte de madeira. A equipe do batalhão foi acionada pelo condutor do veículo, que alegou que o animal foi transportado junto às madeiras, sem ser percebido. O resgate aconteceu no pátio da empresa, no Km 9.

Segundo a cabo Adrilane Góes, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do Batalhão Ambiental, o filhote estava debilitado, apresentava uma lesão em uma das patas traseiras, o que dificultava sua locomoção.

A raposa ficou sob os cuidados do batalhão até ser entregue na manhã de hoje, 14, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “No Ibama, o animal recebe cuidados até chegar à fase adulta, quando há a tentativa de inseri-lo na natureza novamente. Caso não seja possível a devolução dele ao habitat, ele fica sobre a guarda da instituição”, explicou a cabo Adrilane.

A militar informou ainda que ninguém foi indiciado pelo caso, pois foi feita a entrega voluntária do animal pelo motorista. “Foi feita somente a educação ambiental do condutor para alertar sobre o cuidado do manejo da madeira, a fim de evitar que algum animal silvestre seja transportado junto”, pontuou.

Atuação

De janeiro deste ano até o momento, o Batalhão Ambiental já resgatou 217 animais silvestres. No mesmo período do ano passado, foram realizados 233 resgates.

As equipes atuam em todo o Estado, em ações diárias, operações montadas ao longo das rodovias, e também através de denúncias, que podem ser feitas via ligação pelo 190 e pelo (96) 98123-4234, ou ainda pelo WhatsApp (96) 99202-1970.

São combatidos crimes de desmatamento, caça ilegal, poluição ambiental, poluição sonora, transporte ilegal de produtos e subprodutos florestais ilegais, de animais silvestres e outras ações nocivas ao meio ambiente.

 

Seja o primeiro a comentar on "Filhote de raposa é resgatado pelo Batalhão Ambiental"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*